A fim de fortalecer o ensino
médio no Brasil e melhorar os indicadores educacionais, o MEC (Ministério da
Educação) lançou o Pacto Nacional pelo
Fortalecimento do Ensino Médio. Segundo o ministro da Educação, Aloizio
Mercadante, o pacto visa promover a valorização do professor na rede pública
estadual do ensino médio e abrir o debate para uma reflexão sobre o currículo
das escolas: "Esperamos abrir espaços para deixar o conteúdo de forma mais
multidisciplinar", diz.
O programa tem como objetivo
promover a formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que
atuam no Ensino Médio da rede estadual de ensino, nas áreas urbanas e rurais,
em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Diretrizes
Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e Diretrizes Curriculares da
Educação Básica.
Os cursos terão seis campos
temáticos: sujeitos do ensino médio, ensino médio, currículo, organização e
gestão do trabalho pedagógico, avaliação e áreas de conhecimento e integração
curricular.
Você encontrará a resolução 51/2013 que estabelece os critérios e normas
para o pagamento de bolsas de estudo e pesquisa aos participantes do Pacto
Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e a resolução nº 02/2012, que define as
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio nos marcadores ao lado.
Você também poderá fazer o download dos cadernos e resoluções no site http://observatorioensinomedio.wordpress.com/cadernos-de-formacao
O Pacto do Ensino Médio é uma forma de discutir a realidade pedagógica do Ensino Médio, pois os docentes, terão um espaço exclusivo para o debate pedagógico. Há uma necessidade latente de integração e entrosamento dos docentes que ministram aulas no Médio, creio que o Pacto venha a contemplar está lacuna, assim algumas ideias e sugestões, bem como aprendizados de legislação e pareceres poderão ser debatidas e verificadas.
ResponderExcluirA charge retrata a realidade educacional do nosso pais onde os alunos vão aos tropeções, galgando escadas ingremes, pouco seguras e que literalmente são abruptamente rompidas antes da chegada ao ensino superior. Acredito que o PACTO PELO FORTALECIMENTO DO EM pode pelo menos proporcionar um momento para o REPENSAR do EM, INOVAR, MODERNIZAR e chegar mais perto de um ensino realmente de qualidade e que INTERESSE o aluno.Esse é o grande desafio dos professores do EM.
ResponderExcluirO Pacto pelo fortalecimento do ensino médio veio pra que nos professores possamos identificar problemas relacionados aos métodos de ensino e formas para que consigamos manter nossos alunos dentro da sala de aula.
ResponderExcluirO Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, visa oportunizar a todos os professores debaterem e refletirem sobre o currículo nas escolas de E.M., de acordo com a LDB e toda a legislação que o ampara, a fim de que todos possam trabalhar em consonância. Ele veio para melhorar um segmento da educação que estava abandonado: o Ensino Médio. Assim devemos aproveitar este momento para reavaliar nosso fazer pedagógico, para superar os problemas do E.M.
ResponderExcluirO Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, chegou no momento certo, diante a tantas mudanças no Ensino, com a implantação do Politécnico, a formação continuada para educadores nos auxilia em nossas angustias e dúvidas diárias. Acho de suma importância os encontros e a troca de experiência que acontece a cada encontro.
ResponderExcluirAcredito que o Pacto do EM vem para colaborar com os professores no sentido de promover discussões e reflexões que permitam uma avaliação e reavaliação de nossas práticas pedagógicas a fim de chegarmos a uma firma de trabalho que ao mesmo tempo englobe os conteúdos realmente necessários e importantes para os educandos e suas realidades e necessidades, promovendo uma aprendizagem mais efetiva.
ResponderExcluirA importância do Pacto Nacional do Ensino Médio é que ele proporciona aos professores uma busca de estratégias e ferramentas que permitam e promovam o aprimoramento do educando como ser humano, sua formação ética, desenvolvimento de sua autonomia intelectual e seu pensamento crítico, sua preparação para o mundo do trabalho e o desenvolvimento de competências para continuar seu aprendizado. O Pacto Nacional do EM é um dos instrumentos mediadores do processo educativo do Ensino Médio.
ResponderExcluirEm minha opinião o Pacto pelo ensino médio veio para debater a real situação do ensino médio no Brasil com o objetivo de promover melhoras reais na educação, sendo que esta formação esta sendo de grande interesse pois estamos discutindo formar para que ocorra esta melhora na educação.
ResponderExcluirO Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio vem para promover encontros, nos quais os professores possam debater e refletir sobre as práticas pedagógicas que envolvem esta modalidade de ensino, e que a partir de tais reflexões busquem estratégias diferentes, conteúdos relevantes para uma aprendizagem mais concreta e humana.
ResponderExcluirO Pacto pelo Ensino Médio, vem proporcionar oportunidades de discussões do trabalho docente e as novas perspectivas do E.M. com o objetivo de refletir sobre a prática pedagógica, redefinição de currículos e conteúdos que estejam relacionados com a prática e ao mundo do trabalho e ao mesmo tempo relevante para o alunos e da mesma forma como as TICs podem contribuir neste processo já que hoje temos outro tipo de aluno.
ResponderExcluirOs encontros do Pacto são importantes pois são um espaço aberto para reflexões, discussões e aprofundamento do referencial teórico. Teremos, agora , a oportunidade de participar da discussão pedagógica tão necessária para os avanços curriculares do Ensino Médio.
ResponderExcluirO Pacto pelo fortalecimento do Ensino Médio chegou na hora certa, pois estamos diante de muitas dificuldades na escola, está difícil despertar o interesse dos alunos, pois eles estão envolvidos com outros interesses, que são as tecnologias, toda mudança social e histórica nos traz turbulências, principalmente na educação. Os encontros são importantes, porque é o momento de troca, entre os educadores, pois dividimos nossas experiências, medos, sugestões, alternativas. Que sociedade queremos amanhã? E a educação é a nossa base.
ResponderExcluirO pacto do ensino médio será um meio de nos comunicarmos sobre as mudanças que vem ocorrendo ao decorrer dos anos na educação e também para trocarmos experiência. Visto que, cada professor trabalha da sua forma, em sua disciplina e muitas vezes não tem oportunidade de dividir anseios e experiências positivas entre os colegas. Tomara ser esse o objetivo: O fortalecimento da Educação!
ResponderExcluirO Pacto é importante porque trocamos experiências e com a capacitação conseguimos nos aproximar dos alunos, utilizando os recursos multimídias e assim tornando a aprendizagem mais prazerosa e significativa para os mesmos.
ResponderExcluirO Pacto Nacional para o fortalecimento do Ensino Médio está oportunizando encontros com os professores das diferentes áreas de atuação, para que possam trabalhar de forma interdisciplinar, pois são momentos importantes onde ocorrem discussões e análises das mais diversas situações vivenciadas na educação.
ResponderExcluirO Pacto Nacional para o fortalecimento do Ensino Médio é um momento único , pois os professores podem se reunir para debater e estudar sobre os problemas do Ensino Médio e assim promover uma interatividade multidisciplinar.
ResponderExcluirMuito bom, pois desta forma podemos tirar um tempo para discutirmos nossas estratégias e planejamento, também compartilhamos várias realidades num amplo contexto, creio que só temos a ganhar com o pacto, poisé necessário novos desafios todos os dias no processo ensino aprendizagem...
ResponderExcluirO Pacto é uma forma de nos reunirmos e debatermos sobre assuntos da educação onde através dos encontros podemos ter o tempo que não tínhamos anteriormente.
ResponderExcluir