NOSSO DESAFIO...

NOSSO DESAFIO: FORTALECER COLETIVAMENTE AS PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS PEDAGÓGICAS DA ESCOLA!

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Pacto do Ensino Médio

A partir da charge abaixo, faça um comentário sobre a importância do PACTO através de suas formações continuadas para professores, para o fortalecimento do Ensino Médio.
Fonte da imagem: google/imagens

17 comentários:

  1. O Pacto é importante, pois possibilita aos professores momentos de discussões da prática pedagógica que permite uma maior reflexão quanto aos desafios rumo ao Ensino Médio de qualidade social. É preciso repensar metodologias, currículo, PPP, que atendam as necessidades de nossos educandos.

    ResponderExcluir
  2. A formação continuada é importante porque faz o professor se aperfeiçoar ainda mais para fortalecer o Ensino Médio, mudando um pouco mais suas práticas pedagógicas.Assim incentiva mais seus alunos a cursar uma Universidade.

    ResponderExcluir
  3. O pacto é um espaço muito importante para debates,sugestões e analises pedagógicas do Ensino Médio buscando a valorização do aluno.

    ResponderExcluir
  4. Observando a charge concluímos que o ensino médio está completamente desigual em relação ao ensino fundamental e o ensino superior, pois nosso educando ao ingressar nessa etapa de ensino, encontra-se perdido pela falta de uma proposta pedagógica mais concreta, direcionada aos seus interesses sem prejuízo da base comum do currículo, mas assentada na concepção de formação humana integral.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que o Pacto pelo Ensino Médio, vai proporcionar uma ampla discussão sobre as diretrizes que o EM deve seguir para que ele seja realmente relevante para o aluno e que possa realmente contribuir para a sua formação integral, desenvolvendo um currículo coerente e voltado para as necessidades do educando.

    ResponderExcluir
  6. A charge acima nos oferece uma visão da distância entre o ensino fundamental e a universidade, colocando, talvez, o ensino médio como uma grande lacuna, uma transição onde inúmeros alunos "perdem-se" pelo caminho; um limiar fundamental para o percurso dos educandos até os cursos superiores e que, atualmente, pouco tem contribuído para esse "rito de passagem", servindo basicamente como um funil, onde somente os persistentes, com objetivo claro e firme, e com condições (sociais, emocionais, "de trabalho", familiares...) atravessam... em minha opinião, o Pacto pelo Ensino Médio poderá contribuir para uma discussão mais clara e ampla sobre os reais motivos que levam a este afunilamento, às evasões escolares, reprovações e o número reduzido de alunos que alcançam, com êxito, uma universidade. Será responsabilidade apenas do "sistema"? Das metodologias de trabalho? Das práticas pessoais dos educadores? Dos próprios educandos? Do desinteresse coletivo pelo conhecimento? ... Enfim, discussões estas que poderão, quem sabe, levar a uma busca por formas coerentes e realmente eficientes para procurarmos manter nossos alunos na escola, seu interesse pelo estudo e pelo saber e com as condições mínimas necessárias para continuar com seus estudos e seguir seus sonhos...

    ResponderExcluir
  7. A autonomia e a motivação do aluno se inter-relacionam no processo de aprendizagem. A oportunidade do pacto possibilita ao professor de ser agente responsável no aprendizado do aluno. Assim, é preciso que o conhecimento trazido pelo professor à sala de aula seja utilizado, de maneira que o pacto não esteja somente aos encontros, mas traga sentido para a realidade do aluno.

    ResponderExcluir
  8. Diante de tantas transformações e retificações do Ensino Médio e visando a realidade de cada escola e de seus alunos o Pacto pode ser a melhor saída para encontrarmos soluções e caminhos plausíveis para lidarmos melhor com nossos jovens e com o sistema. Pois o estudo em conjunto nos proporciona uma ideia mais clara e objetiva das propostas de mudança, facilita a comunicação e possibilita a construção de um método melhor para podermos trabalhar em conjunto.

    ResponderExcluir
  9. Os encontros no Pacto são importantes, pois nos proporciona não só compartilharmos nossos anseios em relação ao Ensino Médio Politécnico, se de fato estamos no caminho certo, se conseguimos atingir não só os nossos objetivos como de nossos educandos. Um momento em que discutimos e debatemos a nossa prática e aprendemos muito com nossos colegas. Precisamos mais do que nunca avaliar porque existe tanta disparidade entre os três tipos de ensino.

    ResponderExcluir
  10. O Pacto é importante porque é uma maneira do professor se aperfeiçoar e assim estar mais preparado para os desafios que encontra no ambiente escolar no dia a dia.

    ResponderExcluir
  11. A charge a cima me da a ideia de que o Ensino Médio está perdido não sabe que rumo deve seguir, abrindo uma brecha entre o fundamental e o superior não dando o que realmente trabalhar com o educando que pretende ir a diante profissionalmente.

    ResponderExcluir
  12. Diante de tanta mudanças devemos preparar o educando para ser capaz de se adaptar a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento. A educação deve ser diversificada e não devem constituir blocos distintos. Devemos explorar mais as tecnologias para,assim, envolver nossos alunos e despertar seus interesses nos conteúdos, usando a educação midiática a nosso favor.

    ResponderExcluir
  13. Eu acredito que nos professores temos o poder da mudança em nossas mãos pois formamos todos os tipos de profissionais e ainda somos formadores de opinião. Nosso jovens precisam de ser mais motivados por nos.

    ResponderExcluir
  14. Os encontros de formação do Pacto pelo fortalecimento do Ensino Médio nos proporcionam momentos de reflexão sobre a situação atual do Ensino Médio e seus problemas: evasões, reprovações, falta de interesse pelo estudo, ensino desconectado da realidade e com pouco sentido para o aluno... Repensar a questão pedagógica e curricular ajudará a garantir um ensino médio de qualidade.

    ResponderExcluir
  15. Entendo que a charge mostra a realidade que infelizmente acontece com a maioria dos alunos que chegam nesta etapa de ensino, os quais não sabem o caminho a seguir, e a escola por sua vez também não os ajuda de uma forma concreta, pois as práticas pedagógicas juntamente com outros fatores não contemplam as reais necessidades dos alunos que chegam no Ensino Médio hoje.

    ResponderExcluir
  16. O Pacto Pelo Fortalecimento Do Ensino Médio é uma proposta de diálogo, de repensar e mudar paradigmas; estamos com isso fazendo história e entrando numa nova era da educação em nível médio.

    ResponderExcluir
  17. O Pacto Pelo Fortalecimento Do Ensino Médio está sendo uma medida de discutirmos e repensarmos sobre nossas práticas e atitudes como educadores, visando buscar melhorias nesta área.

    ResponderExcluir