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NOSSO DESAFIO: FORTALECER COLETIVAMENTE AS PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS PEDAGÓGICAS DA ESCOLA!

sábado, 31 de maio de 2014

Estudo de Resoluções do Ensino Médio


Com base nos estudos feitos sobre a resolução 02/2012, faça um levantamento das principais alterações ocorridas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, resolução 03/98 e resolução 02/12. As resoluções acima citadas já foram encaminhas para o e-mail de cada professor(a). A postagem deverá ser feita até dia 08/06/14.
Fonte da imagem: googleimagens

17 comentários:

  1. Principais alterações ocorridas nas Diretrizes 03/98 e 02/12:
    • A organização do currículo do Ensino Médio que passou de três ( Linguagens, códigos e suas tecnologias, Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias) para quatro áreas do conhecimento ( Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas);]
    • A Educação Física como prática facultativa ao estudante nos casos previstos em lei;
    • Na área das Linguagens, o ensino da Língua Materna para as populações indígenas;
    • A música como sendo conteúdo obrigatório no estudo da Arte;
    • Obrigatoriedade do oferecimento da Língua Espanhola pelas unidades escolares, embora facultativa para os estudantes;
    • A obrigatoriedade do estudo da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, no âmbito de todo o currículo escolar;
    • A inserção em todo o currículo escolar de temas transversais como educação alimentar e nutricional, Estatuto do Idoso, Educação Ambiental, Educação para o Trânsito, entre outras.

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  2. Muitas foram as alterações nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio a partir da resolução 02/2012 em relação a resolução 03/98. De maneira pratica e direta, altera a composição das áreas do conhecimento, colocando a Matemática como área, e não mais como parte das Ciências da Natureza, acrescenta a obrigatoriedade do trabalho com Música dentro da disciplina de Artes e traz o Espanhol também como disciplina a ser ofertada pelas escolas, porém, com matricula facultativa para os alunos (que, neste caso, deverão ter esta carga horária preenchida por outra disciplina, como já ocorre com o Ensino Religioso.).
    A resolução de 2012 também traz um reforço quanto as necessidades legais do trabalho com história e culturas especificas de negros e índios, bem como com os temas transversais.
    Temos ainda alguns avanços teórico-metodológicos, que aparecem principalmente no artigo 05, onde reconhece-se a necessidade da formação integral do aluno e estabelece-se o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura, como pressupostos teóricos, sobrepondo-se aos princípios éticos, estéticos e políticos antes contidos na CNE/CEB 03/98.
    Esta resolução também inova no tratamento do currículo e do próprio conceito de educação, à medida que, embora ainda traga a herança histórica de formação para o trabalho bem arraigada, principalmente quando nos deparamos com a individualização da matemática como área específica, introduz ideias importantes de formação para a cidadania neste mundo globalizado, privilegiando a autonomia de alunos e professores no processo de construção do conhecimento e, consequentemente, na construção também de uma outra sociedade.

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  3. De acordo com as Diretrizes 03/98 e 02/12 as principais mudanças ocorridas foram:
    1. No Ensino Médio o currículo começou a ser organizado por área de conhecimento:
    • Linguagens;
    • Matemática;
    • Ciências da natureza;
    • Ciências humanas.
    2. O estudo da Língua Portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil;
    3. O ensino da Arte e da Música (conteúdo obrigatório);
    4. A Educação Física (prática facultativa);
    5. O ensino da História do Brasil (abrangendo preferencialmente matrizes indígenas africana e europeia);
    6. O estudo da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena (abrangendo todo currículo escolar);
    7. O ensino da Filosofia e Sociologia;
    8. Oferta obrigatória pelas unidades escolares da Língua Espanhola, embora facultativa aos estudantes;
    9. No currículo escola deverá conter temas transversais como:
    • Educação alimentar e nutricional;
    • Estatuto do Idoso;
    • Educação Ambiental;
    • Educação para o trânsito, entre outros.

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  4. Disassocia a Matemática das Ciências da Natureza e exclue os termos “suas tecnologias” da áreas do conhecimento ficando 4 áreas: Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática.
    Inclusão da Música como conteúdo obrigatório no ensino da Arte
    O estudo das questões Afro e Indígena em todas as áreas do conhecimento
    Inclusão de temas tranversais como alimentação, trânsito, idoso e educação ambiental a serem trabalhados em todas as áreas.
    O EM Diurno pode ser oferecido quando possível de forma integral (7h)
    O EM Noturno pode ser oferecido em mais de 3 anos diminuindo a CH anual
    Uso das tecnologias como forma de buscar novos conhecimentos
    O trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico
    Os componentes devem oferecer apropriação de conceitos básicos e não acúmulo de informações relacionando-os sempre com a prática.

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  5. Algumas alterações da Res. 2/2012:
    -Trabalho e pesquisa como princípios educativos e pedagógicos, respectivamente.
    -Formação integral do estudante.
    -Integração entre educação e as dimensões do trabalho,da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular.
    -Currículo organizado em Linguagens,Matemática,Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
    -Direitos Humanos como princípio norteador.
    -As dimensões do trabalho, da ciência , da tecnologia e da cultura como eixo integrador entre os conhecimentos.
    -Estudo de temas transversais, entre outros.

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  6. Mudanças Resolução de 1998 Resolução 2012
    Áreas do conhecimento - Linguagem, códigos e suas tecnologias;
    - Ciência da natureza, matemática e suas tecnologias;
    - Ciências humanas e suas tecnologias. - Linguagens;
    - Ciências da natureza;
    - Ciências humanas;
    - Matemática.

    Visão disciplinar - Disciplinas vistas como recortes das áreas do conhecimento, em busca de interações com outras disciplinas. - Disciplinas vistas como forma de integração, interdisciplinaridade e que atenda os estudantes nas suas especificidades etárias, sociais e culturais.
    Princípios, fundamentos e procedimentos - Vincular educação e trabalho. - Integração entre a educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular.
    Modalidade EJA - Ausente. - Presente.
    Educação especial, do campo, escolar indígena e afro-brasileira -Ausente. - Presente.
    Música - Facultativa. - Obrigatória
    Línguas estrangeiras - Inglês. - Inglês e espanhol.
    Temas transversais - Não específicos. - Específicos (educação alimentar, Estatuto do Idoso, educação ambiental,...)
    Currículo - Base nacional e parte diversificada independentes ou não. - Base nacional e parte diversificada integrada.
    Professoras: Maria Giovanini e Vera Amador

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  7. De acordo com a Resolução 02/2012 houve algumas alterações como:
    * Currículo dividido em : Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Naturais;
    * Pesquisas;
    * Ensino da musica;
    * Formação integral do aluno;
    * Temas transversais;
    * Ensino Médio Diurno pode ser oferecido de forma integral, quando possível e o noturno em mais de três anos com CH anual menor;
    * Uso das tecnologias disponíveis.

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  8. As alterações nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio 02/2012 em relação a 03/98. A organização do currículo que começou a ser organizado por área: Matemática, Linguagens, Ciências da Naturezae ciências Humanas. O estudo das questões Afro e Índigena em todas as áreas do conhecimento. Temas transversais como a educação ambiental , idoso, tânsito e alimentação em todas as áreas do conhecimento.A música como conteúdo obrigatório da Arte. O ensino de Filosofia e Sociologia. O oferecimento da Língua Espanola, embora facultativa para os estudantes.

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  9. As principais alterações ocorridas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, resolução 03/98 e resolução 02/12:
    - O currículo organizado em áreas do conhecimento, onde evidencia a contextualização e a interdisciplinaridade entre elas, a saber: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas;
    - Componentes obrigatórios que devem ser abordados em determinadas áreas do conhecimento, como o conhecimento do mundo físico e natural, realidade social e política, ensino da arte com expressões regionais e a música, as contribuições das diferentes culturas e etnias, cultura afro-brasileira e indígena, Filosofia e Sociologia em todos os anos do curso, uma língua estrangeira moderna, entre outras;
    - um estudo mais voltado à pesquisa;
    - domínio dos princípios científicos e tecnológicos.

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  10. As alterações foram:

    -Currículo dividido por área do conhecimento.

    -Pesquisas para o aluno, passou a ser um item relevante.

    -Enfase em temas transversais.

    -Direitos Humanos ganhou espaço maior para debates.

    -As minorias como os Indígenas tem um espaço especial, com uma proposta de currículo próprio.

    -Certos tipos de inteligências, como a música, ganharam uma atenção especial dentro currículo.

    -As novas tecnologias foram definitivamente incorporada aos currículo.

    -Interdisciplinaridade passa a ter prioridades.

    -As questões de gêneros podem ser abordadas com mais "liberdade".

    -O multiculturalismo passa a ser uma qualidade e não uma restrição.

    Enfim está resolução deu mais liberdade, para as diversidade, promoveu uma evolução social sem mexer na sociedade, apenas ajustando temas polêmicos e silenciosos.

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  11. As alterações nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio 02/2012 e 03/98 foram:Organizada em área do conhecimento:Matemática,Linguagens,Ciências da Natureza e Ciências humanas;as propostas pedagógicas deverão assegurar tratamento interdisciplinar e contextualização para:eucação física,arte,filisofia e sociologia;interdisplinariedade, nas mais variadas formas;entender o impacto das tecnologias associadas à ciência naturais na vida pessoal; possuir competência e habilidades necessária ao exercício da cidadania e do trabalho; temas transversais enfim como já dito visa a interdisciplinariedade com situações do dia a dia.

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  12. Diversas foram as alterações nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio a partir da resolução 02/2012 em relação a 03/98.
     Trabalho e pesquisa como princípios educativos e pedagógicos, respectivamente.
     Formação integral do estudante.
     Integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular.
     Currículo organizado em Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
     Direitos Humanos como princípio norteador.
     As dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como eixo integrador entre os conhecimentos.
     Estudo de temas transversais, entre outros.
    Toda modernização é bem vinda, desde que preparem educadores, qualificação para o profissional é fundamental para que as mudanças de fato tenham o resultado esperado.
    Tempo para planejamento e ambiente adequado para receber o aluno em tempo integral, profissionais para atender esses alunos(alimentação). Para integrar as disciplinas e de fato obter resultados, precisamos adequar os horários de profissionais de uma mesma área do conhecimento para trocar informações, isso é quase inviável, pois o profissional trabalha em mais de uma Escola. Direitos Humanos promover as transformações, mas também deveria amparar mais o profissional. Integrar os conhecimentos, volto a citar, precisamos ser ou estar preparados e ter o apoio de colegas, precisa além de tudo boa vontade. Temas transversais estão presentes em nosso cotidiano escolar, faz parte de nossa realidade, e cada vez mais precisamos estar abertos as necessidades de nossos alunos.

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  13. As alterações nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio a partir da resolução 02/12, reorganizam o currículo por áreas do conhecimento, porém esta reestruturação com suas alterações não devem constituir blocos isolados, mas sim garantir uma integração entre a parte diversificada e a base nacional comum do currículo, onde os saberes e conhecimentos dos estudantes sejam o principal fator nesta caminhada. O Currículo reorganiza-se em áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Estas quatro áreas do conhecimento devem ser trabalhadas de forma contextualizada e interdisciplinar. Também, nesta reorganização a Legislação determina que devem ser tratados em uma ou mais áreas do conhecimento: o ensino da Arte, com a música; o ensino da cultura Afro-brasileira e Indígena; A Filosofia e Sociologia em todos os anos do Ensino Médio; Uma Língua Estrangeira moderna na parte diversificada. O Ensino Médio deve ter a pesquisa como método pedagógico possibilitando ao estudante o princípio de investigação e protagonista em um processo autônomo. Em relação as formas de oferta, a resolução 02/12 reestrutura o Ensino Médio regular diurno, deve ser de tempo integral, quando adequado aos seus estudantes, com carga horária mínima de sete horas diárias. Estas foram algumas das alterações entre as resoluções 02/2012 e a 03/98.

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  14. Algumas mudanças previstas na resolução 02-2012

    -O aprimoramento do educando como pessoa humana, formação ética e
    desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
    -Formação integral do estudante.
    -Sustentabilidade ambiental.
    -Aceitação da diversidade e da realidade concreta dos sujeitos
    do processo educativo.
    - O currículo será organizado em áreas de conhecimento, a saber:
    1 - Linguagens.
    2 - Matemática.
    3 - Ciências da Natureza.
    4 - Ciências Humanas.

    -Língua Espanhola será obrigatório na escolas.
    -Educação para o Trânsito
    - A interdisciplinaridade e a contextualização devem assegurar a transversalidade do conhecimento.
    -Valorização da leitura e da produção escrita em todos os campos do saber.
    -Articulação entre teoria e prática, vinculando o trabalho intelectual às atividades práticas ou experimentais.

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  15. As alterações nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio 02/2012 em relação à 03/98. Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Incluindo a cultura Afro e Indígena em todas as áreas do conhecimento. Temas transversais como a educação ambiental, idoso, trânsito e alimentação em todas as áreas do conhecimento. A música e a Arte passaram a serem conteúdos obrigatórios. O ensino de Filosofia e Sociologia.

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  16. Algumas das principais alterações, das resoluções citadas, no Ensino Médio, foram:
    - O Currículo começou a ser organizado por área de conhecimentos. Que são: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas.
    - O estudo da Língua Portuguesa e da Matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, principalmente do Brasil.
    - O ensino da arte e da música (conteúdo obrigatório).
    -Educação física (prática facultativa)´
    -O ensino da história do Brasil ( abrangendo matizes indígenas, africanas e europeias).
    - O ensino da filosofia e da sociologia.
    -Oferta obrigatória da Língua Espanhola embora opcional aos estudantes.
    - Conter no currículo temas transversais.

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  17. Segundo as Diretrizes 03/98 e 02/12 as principais mudanças ocorridas no Ensino Médio foram:
    O currículo começou a ser organizado por área de conhecimento; Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias , Ciências da natureza, Ciências humanas. Na área das Linguagens, o ensino da Língua Materna para as populações indígenas. Obrigatoriedade do oferecimento da Língua Espanhola. Ensino da Arte e da Música, A Educação Física (prática facultativa). O ensino da História do Brasil, O estudo da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena e também devera fazer parte do currículo escolar temas transversais como: Educação nutricional e ambiental, estatuto do idoso, educação para o transito entre outros.

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