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NOSSO DESAFIO: FORTALECER COLETIVAMENTE AS PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS PEDAGÓGICAS DA ESCOLA!

domingo, 15 de junho de 2014

Uma escola entre redes sociais

Assista ao documentário de pesquisa “Uma escola entre redes sociais”. O filme é resultado de pesquisa realizada pelo Observatório Jovem do Rio de Janeiro/UFF numa escola pública estadual de Ensino Médio na cidade, em 2012. O vídeo é sugerido  no caderno 2, na abordagem do tema “Jovens em suas tecnologias digitais”, na página 22. Após realizar a leitura deste capítulo e assistir ao vídeo, faça um comentário sobre o tema relacionando-o a nossa realidade. A postagem deverá ser feita até o dia do nosso próximo encontro, dia 19/06/14. Até lá!
Fonte: http://www.emdialogo.uff.br/content/uma-escola-entre-redes-sociais-documentario-de-pesquisa


19 comentários:

  1. A apresentação traduz a realidade de muitos alunos das escolas públicas, mesmo aqueles alunos menos favorecidos, tem de alguma forma acesso a mídia. As redes sociais permitem a leitura de imagens, estilos,passeios, poesia e etc. Isso é conhecimento e aprendizagem,mesmo que a escola deixe do lado de fora, elas atravessam e entram. Então, nós como professores devemos fazer delas aliadas na costrução do processo de aprendizagem do aluno.

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  2. A realidade, inclusive a nossa realidade, é que cada vez mais, grande parte de nossos alunos estão conectados a internet, a alguma rede social, claro que não podemos generalizar isto, pois sabemos que ainda temos alunos em nossa escola que não tem acesso tão fácil assim a este meio de comunicação, mas temos que saber aproveitar a grande maioria que tem e usar este meio para termos uma aproximação maior com eles, que muitas vezes poderão se sentir mais a vontade para tirar alguma dúvida, fazer algum comentário da aula via redes sociais do que em sala de aula. Então, cabe a nós professores desta nova geração, sabermos usar as redes sociais a nosso favor, pois hoje em dia esse canal de comunicação não serve mais só como forma de entretenimento, mas muitas vezes como forma de conhecimento e isso o nosso jovem sabe reconhecer e identificar muito bem.

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  3. Vivemos em uma época de tecnologias cada vez mais avançadas e que se transformam simultaneamente a sua existência, nossos alunos, conforme aborda o texto e é ilustrado pelo vídeo, em sua grande maioria, têm acesso a uma boa parte destes recursos que lhes permitem interagir com o mundo em segundos, obter informações sobre qualquer assunto, reais ou não, na mesma velocidade, além de expressar sua própria essência publicamente, o que acaba por transformar a escola tradicional (por mais moderna que seja!) em algo pouco atrativo ou interessante. O grande desafio, neste sentido, é que nós, professores, consigamos encontrar uma forma de engajar as tecnologias e redes sociais - das quais realmente os jovens não conseguem desligar-se - em nossas metodologias de trabalho, aliando, em prol da aprendizagem, aquilo que é "do gosto" da juventude, que já faz parte de sua cultura, ao desenvolvimento de nossas aulas. Importante ressaltar que, dentro deste contexto, também é importante encontrar-se, em conjunto, um limite, estabelecendo os momentos nos quais ainda será necessário uma comunicação "mais humana", sem máquinas, fios, sinais, redes, uma atenção "olho no olho", onde o contato professor / aluno ocorra, aí sim, de uma forma chamada "tradicional". No entanto, sem que exista este encontro de professor - tecnologias - redes sociais - alunos - práticas pedagógicas, a dificuldade de aprendizagem e "ensinagem" em nossas escolas aumentará vertiginosamente. Como disse, esse é o desafio do momento, e é necessário que o enfrentemos e encontremos formas viáveis de encará-lo o quanto antes!

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  4. As redes sociais estão cada vez mais presentes no dia a dia da escola e da sala de aula, a grande maioria dos alunos utilizam-se destas tecnologias para compartilhar com seus amigos fatos e opiniões pertinentes ao seu cotidiano. Isto tem gerado um certo conflito dentro das escolas (e na nossa não é diferente). Existe um grupo de professores que pensa que isto atrapalha as aulas, outros defendem a ideia de que é preciso utilizar-se desta ferramenta como forma de atrair o interesse do aluno e assim tornar as aulas mais atrativas. O que penso é que as tecnologias estão cada vez mais presentes na nossa vida e isto faz com que precisemos nos adaptar a estes novos desafios de maneira que eles se tornem nossos aliados na sala de aula. Não adianta ficar brigando com os alunos para eles guardarem seus telefones pois além de desgastante muitas vezes nos torna impotentes. Precisamos rever nossos conceitos e metodologias e buscar nestas ferramentas (redes sociais) formas de trabalharmos os conteúdos das disciplinas de maneira agradável e prazeirosa dos alunos. Ainda temos a percepção de que nossos alunos só aprendem com o uso do caderno e com as aulas tradicionais (quadro e giz) e isto está mudando e as tecnologias estão aí para proporcionar estas alterações.

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  5. Cada dia mais, estar conectado é fundamental, acompanhar toda tecnologia e torná-la nossa aliada na difícil tarefa de ensinar, pois as informações que nos chegam a tda hora através das redes sociais e sites de informações é como uma avalanche em nossas cabeças, e nossos jovens dominam com maestria toda tecnologia, nós educadores temos de estar atentos e tentar acompanhar da melhor forma possível e usar a nosso favor para facilitar a nossa tarefa de educador num mundo totalmente virtual,pois senão nossas aulas se tornarão arcaicas e sem atrativo algum para nosso aluno, sem contar que pesquisas e informações atualizam-se a toda hora.

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  6. Gostei da abordagem do caderno do caderno II "Jovens e suas tecnologias digitais", pois a analise mostra as contradições e distancia que há entre o professor e seus alunos, pois a linguagem da juventude é ditada pelas redes "antissociais", enquanto o professor se utiliza de suas leituras e de suas pesquisas, os jovens ignoram o conhecimento do professor, pois valorizam o modismo das redes "antissociais", nestas redes eles encontram o reflexos de um espelho infinito que infla seus egos e expõe um narcisismo inigualável. Por outro lado o professor não conseguiu uma formula exata para lidar com esta situação, pois há claro confronto de tempos, o tempo que se usava o livro para pesquisar e estudar e o tempo atual que é o tempo virtual, pois se você não estiver on-line , você é ultrapassado e anacrônico.

    Os tempos atuais das "redes sociais ", que chamo de redes "antissociais" , é um tempo do individualismo, um tempo que não comunicação para haver comunicação, tudo isto acontece em quase todas as escolas , nas empresas, nos ônibus, nos estádios,enfim na rua e em qualquer lugar.

    No vídeo mostra que alguns professores tentam se adequar aquela realidade, mas há grandes dificuldades nesta inter-relação, pois os professores precisam buscar uma atualização de seus conhecimentos, enquanto instrumentos de intermediação da aprendizagem, tornam alguns resistente a este processo, mas outros se adaptam perfeitamente.

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  7. O vídeo aborda uma questão tão natural para os jovens e tão polêmica e difícil para a maioria dos professores: o uso das tecnologias em sala de aula; ele nos leva a pensar no quanto precisamos correr para alcançar a galera do E.M. que nos é apresentada atualmente.
    O uso do quadro, livro didático, cópias, caderno cheio, já era...(segundo a opinião deles), e nós professores precisamos realmente mudar os instrumentos, estratégias e entrarmos de vez na era digital e utilizá-la a nosso favor dentro e fora da sala de aula(eles estão conectados o tempo inteiro); para que isso aconteça de fato infelizmente não depende só de nós, prof.; mas vamos tentar e acreditar que a mudança pelo menos é possível.

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  8. Fazendo a análise da referida questão: "Jovens em suas tecnologias digitais", percebi, mais do que nunca, que nós educadores precisamos aperfeiçoar cada vez mais nossos conhecimentos tecnológicos, para ficarmos próximos de nossos alunos. E usar a cibercultura como uma aliada do trabalho escolar.

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  9. Nossos jovens do Ensino Médio estão constantemente conectados às tecnologias digitais. Então, a escola está tendo dificuldades para acompanhar esta dinamicidade.
    É preciso selecionar e direcionar a tecnologia disponível na escola para fins educacionais, a fim de que esta sirva de suporte para a aprendizagem. Com o uso adequado as aulas ficam mais interessantes e prazerosas.
    Repensar é necessário. Repensar o uso da internet, o papel da escola e o papel do professor, ou seja , o PPP. A tecnologia está a nosso favor como ferramenta para a construção do conhecimento e facilitadora da comunicação com o jovem.

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  10. Após assistir o documentário e ler o texto sugerido, percebe-se claramente a relação que existe com a nossa realidade escolar vivenciada no dia-a-dia, pois são raros os adolescentes que não estão fazendo uso das atuais tecnologias, conectados a internet quase em tempo integral. É preciso um melhor preparo dos professores para entender o que se passa com os adolescentes, porque não temos como evitar o avanço das tecnologias. Hoje, o que está em alta seriam o Facebook e o WhatsApp, mas já teve a fase do Orkut, Twitter, MSN, entre outros. Eles interagem através das redes sociais, expõem seus sentimentos, suas angustias, frustrações, enfim, tudo aquilo que tem vontade de expor no momento, e sentem-se de certa forma, lisonjeados quando um professor curte ou comenta suas postagens. Mas é preciso ter muito cuidado para não fazer um mau uso destas ferramentas tecnológicas, pois não podemos de forma alguma expor alguém ou denegrir sua imagem, bem como saber o que postar e o momento certo de postar. Tem determinados conteúdos e disciplinas que são mais adequados para esse fim, enquanto que outros não, isso depende da visão de cada professor.
    Realmente não temos mais como ficar alienados a esse mundo tecnológico, mas sim conectados para acompanhar essa geração, orientando para que esses recursos sejam nossos aliados no processo de aprendizagem.

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  11. Conclui-se, após ver o vídeo, que no mundo de hoje não se consegue viver sem as tecnologias digitais. Na escola não é diferente, pois os estudantes estão sempre interligados pelas redes sociais, nas pesquisas e etc, através do seus celulares, que na maioria das vezes , de última geração e, isso facilita bastante o trabalho do professor, para o desenvolvimento da prática pedagógica de cada um, é um suporte. Apesar de que muitos profissionais da educação não conseguem acompanhar seus alunos no mundo das tecnologias, pois " Os jovens de hoje são nativos digitais".

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  12. O vídeo mostra alguns contraste entre o que o professor deseja e o que realmente o aluno quer, os professores fazem um esforço enorme para se adequar a linguagem dos alunos, mas nem sempre conseguem porque há uma resistência pedagógica.

    Na escola Mem de Sá os alunos são muito semelhantes ao visto no vídeo, pois usam direto o celular inclusive em sala de aula deixando-os mais dispersos e muito concentrado em assuntos extra classes, as redes sociais nestes caso acabam prejudicando a aprendizagem e trazendo um conflito entre o professor e os alunos.

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  13. Muito interessante a abordagem do vídeo e do Caderno II. Mas discordo que as redes sociais são vistos como um tempo de individualismo, não. Creio que estamos todos interligados. Hoje podemos nos comunicar até com nossos autores preferidos através das redes sociais. Estão cada vez mais presentes e devemos sim nos adaptar à elas porque só assim poderemos estar mais presentes no cotidiano dessa nossa nova geração.
    Readaptar-nos e fazer com que nossos alunos se interessem mais pelas nossas aulas, utilizando as tecnologias digitais sim é uma proposta plausível para o futuro. Já faz um bom tempo que o professor deveria ter saído da zona de conforto e procurado se aperfeiçoar mais pelos seus alunos.

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  14. Cada vez mais cedo, as redes sociais passam a fazer parte do cotidiano de nossos alunos e essa é uma realidade imutável. Mais do que entreter, as redes podem se tornar ferramentas de interação valiosas para auxiliar o nosso trabalho em sala de aula, desde que bem utilizadas, a questão crucial é essa, como mediar o uso das mesmas, a nosso favor, planejamos nossa aula com o uso das mídias digitais, mas ao mesmo tempo precisamos ficar policiando nossos alunos, isso se torna desagradável e cansativo, mesmo com bloqueadores eles dão seu jeitinho de acessar o que estava bloqueado no laboratório de informática e a aula não rende o esperado. O que vemos é que as tecnologias estão em todos os ambientes e na escola não seria diferente, o que temos que fazer é encontrar o caminho e nos adequarmos a nova realidade de nossos alunos, como eles se referiam no vídeo professores de segunda idade, terceira idade, não vejo assim, não tem haver com idade, mas habito costumes. O certo é que precisamos nos reinventar e acompanhar a evolução.

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  15. Como mostra no vídeo e no texto, vivemos em uma realidade em que a tecnologia é algo cada vez mais presente e necessária na vida da sociedade em geral. Hoje em dia é visível o uso constante da internet, por exemplo, entre os alunos, os quais acessam direto as redes sociais através do celular. A internet é um mundo onde existem coisas boas e coisas ruins, assim temos que saber selecionar o que queremos. Entre professores e alunos a internet pode ser uma ferramenta de trocas de conhecimentos, onde os alunos poderão ser ótimos formadores de opinião, como fala a professora no vídeo, através da internet os alunos acabam interagindo muito mais do que nas tradicionais aulas. Assim como tudo evoluiu, a internet e toda tecnologia veio para beneficiar (se usada corretamente, assim como tudo que existe), se o ser humano adaptou-se ao uso das primeiras ‘tecnologias’, como a televisão por exemplo, é possível que todos nós, inclusive os professores e alunos na sala de aula, transformem esses meios em algo de grande proveito para a construção de conhecimento. Com tudo, cabe ao professor conduzir e saber a hora certa de utilizar essa ferramenta ou não.

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  16. O vídeo mostra que as redes sociais fazem parte de nossos estudantes no seu dia a dia sendo uma realidade presente entre eles, mas utilizando-se do que eles acham interessante, mas a função nossa como prof é que eles devem usar essas tecnologias para buscar o conhecimento, sendo complicado o aluno em ter este interesse em minha opinião.Enfim temos que nos atualizar para poder acompanhar estes alunos de hoje.

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  17. A maneira que desenvolvemos nosso trabalho como docentes ainda segue o modelo da década de 60 (direção: vertical), onde o docente passa os conteúdos e cobra os mesmos, porém com o desenvolvimento da tecnologia estamos inseridos em um novo mundo, em que os alunos possuem informações de tudo e com todos e diante disto nos deparamos com um novo modelo de educação a que possui uma direção horizontal a qual há trocas de ensino e com isso precisamos nos atualizar e procurar utilizar estes recursos para o benefício dos alunos e não como uma ferramenta que atrapalhe.

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  18. É perceptível a importância da tecnologia no mundo atual, onde, a cada minuto nos vemos cercados de mais e mais “vida tecnológica”. O problema é gerado quando o mundo tecnológico atinge diretamente o aluno no ambiente escolar.
    Temos hoje, graças à tecnologia, uma infinidade de informação, tanto positivas quanto negativas e se torna fato que somos bombardeados com suas consequências, que podem ser de uma pesquisa mais aprofundada ao também ao mau uso das mesmas. Sendo assim temos que nos atualizarmos constantemente para acompanhar os alunos.

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  19. Nossos jovens vivem a maior parte do tempo conectados e vejo as redes socias um modo de nossos jovens se relacionarem fazer amizades, eles fazem disso sua vida e quando estão na escola nos professores tentamos tirar isso deles de forma arbitraria. Acredito de deve ter uma forma de conseguirmos usar esse tipo de midia a nosso favor e não colocar-las como problemas dentro da sala de aula.

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