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sexta-feira, 24 de abril de 2015

Por que se ensina Matemática?


CAROS COLEGAS!
Após o estudo do caderno V do 2º módulo, observamos que a Matemática está presente no nosso dia a dia. Mas, de acordo com Ubiratan D´Ambrosio, no seu artigo: Por que se ensina Matemática "...Os alunos estão aprendendo mal os programas tradicionais. Mas isso não faz falta. O mais grave é que não estejam aprendendo coisas realmente importantes nos cursos de matemática. Insistir no inútil, desinteressante e obsoleto esgota o tempo e a energia do aluno, e prejudica, até impede, o aprendizado de coisas úteis, interessante e modernas, essenciais para viver na sociedade moderna..."
Você concorda com esta afirmação de Ubiratan D'Ambrosio? Por quê? Que tal  pensarmos na relação entre os conceitos/conteúdos do seu componente curricular que envolvem Matemática, e onde eles se aplicam no cotidiano? Cite um exemplo do uso da Matemática no seu componente Curricular.
Fontes: www.googleimagens.com - CadernoV

15 comentários:

  1. Concordo e isso não acontece só na disciplina de matemática, nas demais também, porque muitas vezes deixamos de ensinar aquilo que faz falta para o dia-a-dia do aluno, para apenas cumprir uma relação de conteúdos mínimos previstos para cada série, e que muitos deles não são mais importantes para eles , fora da realidade e útil para viver na sociedade moderna.
    A matemática está mais presente na comunicação do dia-a-dia do que imaginamos. São incontáveis as vezes em que necessitamos de números e de cálculos matemáticos em situações do nosso cotidiano. Por exemplo, de não errarmos no dinheiro na hora de fazermos um pagamento , ou se recebemos a quantia certa de troco, para calcularmos o tempo em horas quando estamos trabalhando ou fazendo qualquer outra atividade, ao realizarmos transações bancárias, ao seguirmos uma receita de bolo , sabermos a posição de ordem em competições, etc.
    Enfim, os números são uma realidade presentes em nosso dia-a-dia.
    Por isso que é importante saber falar e escrever os números em inglês, já que também são utilizados em milhares de situações comuns e cotidianas.

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  2. Em parte sim, pois existem diversas situações cotidianas e cada indivíduo com sua particularidade e diante disso com necessidade de saber mais, ou menos, sobre determinado conteúdo. Portanto, é difícil despertar o interesse do grande grupo diante de um mesmo conteúdo. Acredito que todos nós professores filtramos os conteúdos e os aprimoramos, tornando-os úteis ( e/ou como base) e aplicáveis no dia a dia. Referente a disciplina em que atuo, Física, a Matemática está diretamente relacionada à ela, seja em conversões de unidades de medida, estudo da relação espaço x tempo (Velocidade), força, gravidade, ...

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  3. Depende do ponto de vista de cada um. Eu como professora de Matemática, vejo significado em todos os conteúdos, sendo que uns são mais relevantes que outros, mas depende muito do que cada um pretende futuramente. Todos devem saber um mínimo necessário para usar no seu dia-a-dia, pois tem a questão da matemática financeira que é extremante importante para sabermos organizar nossos orçamentos (compras/gastos/investimentos) para não sermos passados para trás. As operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão) são usadas constantemente desde a hora que acordamos até irmos dormir, pois calculamos o tempo para cada atividade do dia, entre outros. A Geometria, tanto a plana como a espacial, é fundamental para termos noções de espaço e capacidade, entre outros. A estatística está bem presente nas pesquisas em geral, leitura de informações através de diferentes tipos de gráficos. O plano cartesiano com suas coordenadas possibilita localizações e distâncias exatas. Como são muitos exemplos, ficou difícil de citar apenas um.

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  4. A matemática está presente em nosso cotidiano diariamente, na hora de se preparar um alimento e necessário saber a proporção de cada produto, para de obter um bom resultado.
    Na química a matemática está presente em todos os conteúdos, a iniciar pela tabela periódica, pois é através dos números que entendemos as propriedades dos elementos.
    Na combustão de um combustível fóssil, determinar seu rendimento em massa ou em porcentagem.
    Na hora de preparar uma limonada é necessário saber o volume e a concentração do suco.
    Portanto, os números são uma realidade presentes em nosso dia-a-dia.
    Por isso que é importante saber interpretar às reações químicas, já que também são utilizados em milhares de situações comuns e cotidianas.

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  5. A matemática está presente em nosso cotidiano em tudo que realizamos, desde a medida para um bolo, o número do calçado, o tamanho da roupa, quantos Km fazemos com um litro de combustível, a comparação de preços ao fazermos as compras da casa, etc... Na minha prática escolar ela está presente nos gráficos, tabelas, estatísticas, mapeamento, determinar fatos e datas históricas. Em nossa vida a matemática está presente em tudo, é tão automático que nem a percebemos. Também concordo que em todas as disciplinas existem coisas que tem maior significado e frequentemente temos que responder a questões do tipo " Para que precisamos estudar esse conteúdo?" Faz parte de nosso cotidiano escolar.

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  6. Também concordo com a afirmação e vejo também que ela se aplica a outras disciplinas, pois muitas mudanças aconteceram na educação ao longo dos anos e nós ainda estamos ligados a uma lista de “conteúdos “ que devemos trabalhar e que não tem significado na vida do aluno. Talvez o problema não esteja só nos conteúdos mas sim na metodologia desenvolvida por nós professores, que não conseguimos ligar o conteúdo trabalhado com sua aplicabilidade no dia a dia do aluno e a necessidade do aluno perceber que aquele conteúdo é importante.

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    1. Este tal Ubiratan D' Ambrósio, simplesmente destruiu com os conteúdos de matemática no seu comentário do tipo ... Insistir no inútil, desinteressante e obsoleto esgota o tempo e a energia do aluno..., claro que como educador, não concordo em quase nada no que ele afirma, pois os conteúdo não tem culpa alguma, todos sabemos que na matemática tudo segue uma certa lógica, desde as séries iniciais, um exemplo disto é a tabuada, pois se um aluno não aprende ou decora a tabuada, este aluno queima, ou pula uma importante etapa do seu aprendizado, para na sequência conseguir resolver problemas ou equações muito simples, ou seja , a questão não é a inutilidade dos conteúdos, mas talvez seja a metodologia usada pelo professor, na aplicação dos conteúdos, enfim o próprio professor pode ter dificuldade para encontrar formas, maneiras, de traduzir e explicar os conteúdos, transformando-os da teoria para uma prática. No cotidiano das aulas de história ou geografia, recorremos a matemática em vários momentos, pois começamos no planejamento da duração exata de uma aula, seja de um período ou dois, os mapas tem escalas precisa , na história qualquer assunto deve ser quantificado, no tempo e no espaço, ou seja, devemos localizar o período temporal dos acontecimentos, e isto nos leva a muitas contas matemáticas. Acredito que sem a matemática a humanidade não sobreviveria, pois como iriamos saber a quantidade de alimentos que precisaríamos para sobreviver...enfim são tantos exemplos da utilidade da matemática que fica impossível cita-lo todos aqui, pois são infinitos...

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  7. Sim, concordo com a afirmação de Ubiratan. O que temos em comum são os simples meios pelos quais aprendemos a viver, a falar e a trabalhar juntos. Além disso, temos as disciplinas especializadas que se desenvolvem em um todo mas que no final estão unidas. A matemática está no nosso dia a dia, nós estamos sempre com os números presentes em língua portuguesa, língua inglesa, literatura e outras. A estrutura de cada matéria cria um percurso que pode levar os alunos e os professores a desenvolver os conteúdos em coletivo ou comum de trabalho, capaz de articular as dimensões do ensino da língua entre si e com a matemática.

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  8. Referindo-me ao comentário de Ubiratan D' Ambrosio, fiquei bastante impressionada com as palavras dele, pois me pareceu muito radical em seu comentário, jogando as culpas nos professores, eu particularmente penso que os alunos não estão interessados na finalidade dos conteúdos, não somente na matemática, mas em qualquer disciplina Pois a matemática está presente no nosso cotidiano. Nossos alunos precisam ser despertados para tais importâncias. Mas como fazer isto? Mudando a metodologia? usando tecnologia? Penso que somente com a maturidade os educandos assimilem tais importâncias.

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  9. Em relação as afirmações de Ubiratan, penso que em certas citações até concordo com ele, como ex. da disciplina ser vista como uma ferramenta na qual o aluno não interage , trazendo para o seu dia a dia, sua devida importância, mas também há de convir que nossos educandos estão cada dia mais desinteressados,se no concreto esta difícil , imagine no abstrato, pois muitas vezes esta matemática está muito distante para nosso aluno, que não vê na prática do dia a dia onde usar tantas fórmulas, como de Báscara,geometria espacial etc...falo por mim também, pois penso que se colocada no concreto do dia a dia, na prática visível e concreta este entendimento seria mais fácil, e a disciplina melhor vista e assimilada, pois é comum ouvirmos que é considerada assim como a língua portuguesa uma das mais difíceis com antagonismo por muitos, gerando polêmica,esperamos que tal reflexão possa ajudar educandos e educadores neste sentido.

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  10. É preciso rever o Plano de Curso e inserir o essencial e o que é realmente necessário para que um cidadão saiba viver em sociedade .A Matemática está presente em todos os outros componentes curriculares e precisa estar conectada com a realidade, com demonstrações que a tornam necessária e interessante.
    O trabalho Matemático apresentado em resolução de problemas do cotidiano torna as aulas significativas. Temos, por exemplo, a construção de gráficos e tabelas , em Língua Portuguesa, em pesquisas, que são possíveis graças à Matemática.
    Não se trata de treinamento, e sim aplicação, interpretação, análise , construção e resolução de problemas. Teremos então uma disciplina motivadora, que desperta o interesse dos alunos.

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  11. O ensino da matemática é necessário como qualquer outra disciplina e por estar em nosso dia a dia mas é uma questão de cada individuo o que é necessário aprender ou não, claro que dentro da disciplina há conteúdos de maior importância para o dia a dia de cada pessoa.

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  12. É impossível pensarmos nosso dia-a-dia sem o uso da matemática, por isso temos que levar exemplos de práticas cotidianas para a sala de aula para mostrarmos aos nossos alunos que a matemática está presente em todas as disciplinas e que não podemos fugir dela. O problema é que eles querem ver onde irão aplicar a matemática na prática para poderem fazer essa relação com o cotidiano, só assim eles perceberão o quão importante é essa disciplina. Talvez seja por esse motivo que o autor descreveu dessa maneira a matemática.

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  13. Acredito que Ubiratan refira-se àqueles conteúdos que talvez serão úteis somente se o indivíduo seguir, no futuro, uma carreira em que a matemática seja essencial ou a base da atividade, quando, então, concordo com ele, pois olhando para trás, há inúmeros ensinamentos que, como brinco, ocupam espaço em minha mente até hoje sem que nunca os tenha utilizado de fato. No entanto, concordo também com a colega Eliara, quando expõe o quanto a matemática está presente em nosso dia a dia, colocando a utilidade de diversos conhecimentos trabalhados nesta disciplina, já que, realmente, cálculos, números, medidas,..., são inseparáveis de nosso viver. Penso, no entanto, que a questão (de conteúdos supostamente pouco úteis) não se dirige somente à matemática, mas à todas as nossas disciplinas,, que passam aos alunos saberes que, muito provavelmente, não os serão de grande utilidade, e então teríamos que desenvolver um longo diálogo a fim de identificar quais seriam, afinal e finalmente, os assuntos realmente importantes e necessários para nossos educandos...e nos estenderíamos em uma grande discussão filosófica...
    Em minhas disciplinas, Filosofia e Sociologia, a matemática está presente constantemente, e diria até, inseparável. Não á toa que um grande filósofo, inclusive, foi também um grande matemático... Explicações sobre origem do conhecimento, quem somos, o que é o mundo,..., envolvem profundos estudos também matemáticos; conhecer a vida dos povos em seu âmbito social e histórico, sua influência sobre as sociedades, os percentuais dos estudos sociológicos, dos diferentes grupos sociais, como poderiam ser expressos, compreendidos ou mesmo estudados sem a existência numérica e todas as suas facetas??
    Somos todos matemáticos de alguma forma e seremos também, eternos críticos do que "serve" e do que "não serve" para ser ensinado nas escolas, em todas as disciplinas. O certo? Espera-se um dia chegar a uma conclusão mais ou menos unânime e plausível, porém, sem data prevista...

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  14. Eu concordo em parte.Que a Matemática é importante em nosso cotidiano é fato.Que os alunos não estão aprendendo os conteúdos tradicionais em sala de aula, também é; mas não é somente porque alguns conteúdos são menos importantes e pouco aplicáveis, porque até estes não estão sendo aprendidos.Na verdade temos nos deparado com um novo perfil de aluno, um aluno que não está concordando com os nossos parâmetro de importância e aplicabilidade de conteúdos;Nunca tivemos tantas formações, informações, seminários, cursos e mais cursos, e no final nos damos conta que os objetivos traçados em sua maioria não estão sendo alcançados; independente do nível, série ou ano, os entraves são os mesmos: falta motivação, concentração, empenho,não estudam, não entregam trabalhos...e a lista segue; também,nunca tivemos antes alunos questionando o que ensinamos ou deixamos de ensinar... e mais uma vez chegamos no professor porque ele tem nas mãos o desafio, de tornar,no caso, a Matemática interessante adequando e reformulando os conteúdos supostamente menos importantes e pouco aplicáveis em situações reais e problematizadoras. Como disse a prof. Alice"somos todos matemáticos de alguma forma", seja medindo, fazendo compras,retirando um extrato bancário, pagando uma conta,colocando um piso ou preparando um bolo...Penso até que a Matemática é uma das disciplinas mais aplicável e passível de contextualização do currículo; É preciso bom senso, coragem e consenso para mudar o que é possível e depende de nós professores, não apenas na Matemática em questão, mas em todas as disciplinas, pois se temos um novo aluno, não precisaríamos de um novo perfil de professor?

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