NOSSO DESAFIO...

NOSSO DESAFIO: FORTALECER COLETIVAMENTE AS PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS PEDAGÓGICAS DA ESCOLA!

quarta-feira, 29 de outubro de 2014


Caros Colegas!


Nesta etapa estudaremos cinco cadernos. As temáticas que compõe os cadernos de Formação do Pacto são: Caderno 1:  Formação Humana Integral, O Projeto Político Pedagógico e a Formação Continuada na Escola. Os demais cadernos abordam as Áreas do Conhecimento do Ensino Médio, sendo que cada um deles faz referência a uma área do Conhecimento.
Os cadernos de formação estão disponíveis para download na aba ao lado.
Que esta nova etapa nos proporcione momentos de discussão, a fim de repensarmos nossa prática pedagógica, contribuindo para aprendizagem do nosso aluno e contribuindo para um Ensino Médio de Qualidade.

21 comentários:

  1. Com certeza teremos mais uma oportunidade de avaliar nossa prática educativa e aprender cada vez mais,na busca de uma educação de maior qualidade!!! :)

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida que a Formação do Pacto só nos faz crescer cada vez mais, pois nos dá oportunidade de repensar nossa prática pedagógica, o que podemos mudar e aperfeiçoar para contribuir na aprendizagem do nosso aluno, transformando assim num Ensino Médio de qualidade.

    ResponderExcluir
  3. O Pacto é o momento no qual o educador, pára e faz sua reflexão, sobre a sua prática , mas também, ele, neste momento, tem acesso a outros modelos e práticas, pode, por tanto, fazer comparações e discussões, sobre o que é melhor para a educação, como poderá melhorar sua qualidade e interação junto aos educandos.

    ResponderExcluir
  4. Pacto é o momento onde o educador para refletir nos aspectos positivos e negativos, onde o mesmo troca experiências e ideias para melhor atender as necessidades do educando em sala de aula.

    ResponderExcluir
  5. As discussões proporcionadas pelas temáticas do Pacto tem servido e ainda trará muitas contribuições para nós professores repensarmos nossa prática docente para que as aulas sejam relevantes e importantes para nossos alunos na busca de uma educação de qualidade.

    ResponderExcluir
  6. As reuniões do Pacto e a maneira de como nos é transmitida pela coordenação, nos leva a reacreditar numa educação de qualidade e possibilidades.

    ResponderExcluir
  7. As discussões proporcionadas e direcionadas durante as reuniões do pacto só vem fortalecer vínculos, abrir horizontes e nos levar a refletir sobre a prática docente e tantas outras questões pertinentes a nossa desafiadora profissão.

    ResponderExcluir
  8. Nossos encontros do Pacto tem sido de grande importância, pois estamos tendo oportunidades de rever nossas práticas pedagógicas, bem como trocar ideias e experiências com o grande grupo de professores do ensino médio. Precisamos cada vez mais tornar significativos os conteúdos para despertar o interesse dos alunos, e isso é possível quando se trabalha em equipe com o apoio e comprometimento de todos.

    ResponderExcluir
  9. O professor deve saber avaliar não somente os resultados mas também o processo e seus métodos de ação . Com o pacto é possível fazer com que o professor , reflita sobre sua própria prática e, se for o caso, trasformá-la . Conversas com outros professores podem ser úteis para trazer novas perspectivas e contribuir para aprofundar esse processo de reflexão e reconstrução.

    ResponderExcluir
  10. É de suma importância para nós professores, pois desta forma podemos refletir , trocar ideias e experiências.

    ResponderExcluir
  11. O Pacto é o momento no qual o educador, para e faz sua reflexão sobre a sua dinâmica pedagógica. Para melhorar e aprimorar sua própria prática docente, com a finalidade de despertar o interesse do aluno.

    ResponderExcluir
  12. O pacto nos proporciona um momento de reflexão da nossa prática pedagógica que nos ajuda a reformular conceitos e melhorar a atividade diária, na busca de favorecer a posição critica e ativa do educando. Momento este que é de extrema importância e nos possibilita uma troca de saberes e experiencias, fazendo com que ambos agreguem novas metodologias a suas práticas pedagógicas.

    ResponderExcluir
  13. O pacto pelo Ensino Médio é o momento em que nos proporciona a discussão de ideais e a p a troca de experiência em nosso dia a dia em sala de aula.

    ResponderExcluir
  14. O Pacto pelo Ensino Médio é uma oportunidade de refletir e repensar melhor na nossa prática pedagógica.Sendo assim vamos aperfeiçoar,mudar e transformar o ensino dos nossos alunos,buscando um Ensino Médio de qualidade.

    ResponderExcluir
  15. Os encontros do Pacto do Ensino Médio promovem discussões que nos levam a refletir sobre nossas práticas pedagógicas, trocar experiências e buscar métodos que tornem a aprendizagem significativa para o educando. A primeira etapa do Pacto, com certeza foi de muita importância, pois durante os momentos em que nós professores estivemos juntos, ideias foram trocadas e fortalecidas e algumas colocadas em prática, proporcionando um crescimento tanto para nós quanto para os alunos e, acredito que a segunda etapa será de grande valor tanto quanto a primeira.

    ResponderExcluir
  16. O pacto é um momento em que podemos repensar nossa prática pedagógica, para acompanhar as mudanças tão necessárias na educação. Esses encontros nos proporcionam mais segurança no momento de trabalhar com nosso educando.

    ResponderExcluir
  17. O pacto do Ensino Médio está sendo de grande importância para a educação como à escola num todo, pois o objetivo maior é beneficiar os nossos alunos. E o pacto está propiciando esta oportunidade de nos aperfeiçoar e abrir novos caminhos para envolver nossos alunos e assim despertar seus interesses pelos estudos.

    ResponderExcluir
  18. O Pacto veio para nos auxiliar em nossa prática pedagógica, nossos encontros são construtivos e vem somar-se ao nosso cotidiano escolar, além de tudo que aprendemos, temos a troca de experiências entre colegas, dividimos nossas angustias e alegrias, aprendemos a ver nossos alunos com os olhos de outro professor. Cada encontro acrescenta muito a nossa prática docente.

    ResponderExcluir
  19. Nesta segunda etapa vamos aprofundar os estudos nas especificidades das áreas do conhecimento e na integração destas com o trabalho, cultura, ciência e tecnologia.
    Poderemos ler, refletir e debater sobre a articulação dos conhecimentos das diferentes disciplinas e áreas a partir de nossa realidade. É preciso ampliar a compreensão sobre a totalidade dos componentes curriculares para visualizar a possibilidade de outras formas de organização do conhecimento escolar. Esta prática resultará na maior compreensão das necessidades do aluno do EM, considerando as experiências trazidas, a escolha de conhecimentos realmente relevantes, para que se possa produzir conteúdos contextualizados. O planejamento servirá para produzir intervenções de integração nas áreas e entre as áreas do conhecimento. A avaliação deve permitir ao aluno a compreensão de suas aprendizagens, e ao professor, a possibilidade de identificá-las para novos planejamentos.

    ResponderExcluir
  20. Que nessa próxima etapa consigamos por em pratica o que foi discutido e identificado como problema na primeira etapa.

    ResponderExcluir
  21. Que a nova etapa sirva para podermos realizar as intervenções necessárias, após discussões, troca de experiências e reflexões em torno do que poderemos aplicar na nossa realidade escolar!!!

    ResponderExcluir