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NOSSO DESAFIO: FORTALECER COLETIVAMENTE AS PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS PEDAGÓGICAS DA ESCOLA!

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Avaliação

Analise a charge acima e responda: esta avaliação é justa para todos os alunos? Como tornar a avaliação mais justa na sala de aula para nossos alunos?

17 comentários:

  1. Infelizmente está charge reproduz uma dura realidade, pois muitos professores acabam utilizando métodos padronizados e uniformes para avaliar seus alunos, este tipo de avaliação, além de ser injusta compromete toda uma evolução da caminhada do aluno dentro de sua aprendizagem, pois ele se vê incapaz de alcançar os objetivos proposto, pois sua realidade e dificuldades não são considerados para avalia-lo e muitas vezes ele desiste de estudar, podendo até gerar certa inconformidade com a escola que ocasionária evasão e desistência deste aluno.Para tornar avaliação mais justa o professor deve saber identificar quais são as deficiências e qualidade de seus alunos , pois assim saberá tirar proveito na hora de aplicar as avaliações , obtendo os resultados esperados e mais justos.

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  2. Nenhum tipo de avaliação contempla todos os alunos, pois cada um possui sua particularidade e suas peculiaridades, portanto no processo de avaliação deverá ser realizado de várias formas ao longo do período. Beneficiando assim um todo, quando não houver casos especiais onde devemos analisar como avaliá-lo separadamente.

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  3. A avaliação apresentada na charge acima não é, de forma alguma, justa, uma vez que os "avaliados" não dispõe das mesmas condições e ferramentas pessoais para executá-la, alguns, na verdade, nem ao menos para realizar uma tentativa. Acredito que a maneira mais correta de avaliar nossos alunos, seria levar em conta as potencialidades, limites e crescimento individual, oferecendo propostas avaliativas diversas, que contemplem as individualidades e desenvolvimento de cada um, de forma que todos fossem capazes, de um modo ou de outro, de demonstrar os conhecimentos adquiridos no período ou ao final de um projeto. Dessa forma, o processo educativo apresentar-se-ia mais inclusivo, dinâmico e realmente de qualidade, aceitando não o que o professor ou o "sistema" espera do educando, mas o que ele realmente compreendeu e aprendeu do assunto/objetivo desenvolvido em aula, promovendo, inclusive, e aí sim, uma possibilidade do educador olhar sua própria prática pedagógica com "lentes de aumento" e reestruturá-la, se preciso for, ou dividir seus fazeres, se estes estiverem lhe proporcionando bons e reais resultados.

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  4. É a realidade, infelizmente é a forma a qual avaliamos hoje, sabemos das diferenças que existem entre os nossos alunos e na hora de avaliar não as levamos em conta. Devemos rever nossas práticas, principalmente a avaliação, o aluno não é o resultado de uma prova final, ele é um todo, que deve ser avaliado a cada aula, no dia a dia, considerando as diferenças e o crescimento na construção da aprendizagem, assim, acredito que a tarefa do professor no momento de avaliar tornaria-se mais justa e significativa, e a partir daí seria possível selecionar o que é realmente necessário nessa caminhada da aprendizagem.

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  5. Não. Pois, cada aluno é um individuo diferente que pensa de maneiras ou formas, diferentes e como educador não podemos padronizar a maneira com que este desenvolvimento para o resultado seja único o educando tem que achar sua própria maneira de realizar tal tarefa.

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  6. Com certeza não é justa, pois a árvore representa uma avaliação padrão para todos os alunos, e temos também a representação de nossos educandos, salientando bastante as diferenças, pois cada aluno possui o seu ritmo de aprendizagem, devemos tomar mais cuidado ao avaliar nossos educandos. Provavelmente todos escalam a árvore, mas de maneira diferente.

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  7. Para que a avaliação seja mais justa em sala de aula, primeiro é preciso estabelecer critérios claros, decidir o que precisa será avaliado, englobando todos os aspectos possíveis de uma avaliação, respeitando as individualidades e especificidades da sala de aula e de cada turma, de maneira que sirva para o professor perceber o andamento de sua aula e dar subsidios para resgatar o que o aluno ainda não conseguiu de maneira a possibiltar que todos os alunos mesmo com suas dificuldades consigam aprender.

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  8. Não, ela não é justa , pois cada aluno tem sua característica, sua dificuldade e seu tempo na aprendizagem. O certo seria avaliar cada um de forma diferente, mas sabe-se que isto não é feito, talvez até por falta de uma melhor preparação do professor ao avaliar cada aluno na sua individualidade.

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  9. A avaliação mostrada na charge acima não é justa, pois ali mostra várias realidades de diferentes alunos, para realizar uma avaliação deve se ter o cuidado para que todos os alunos tenham a mesma oportunidade, e em muitos casos devemos avaliar em diferentes situações os nosso aluno sempre levando em conta o que foi trabalhado em aula, não cobrar algo que não tenha sido bem desenvolvido.

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  10. Este tipo de avaliação é muito injusta, pois não leva em consideração a realidade e o contexto, o qual o aluno encontra-se inserido, pois cada aluno tem certas limitações, e não oportunizando este aluno de acordo com suas necessidades, estaremos excluindo do processo de aprendizagem e da própria educação.

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  11. Claro que não. Uma avaliação justa precisa respeitar as diferenças e contemplar a todos de acordo com as suas dificuldades; para que uma avaliação seja justa ela precisa visar a identificação dos pontos a serem reforçados, os quais ainda não foram compreendidos pelos alunos; uma avaliação justa tem que necessariamente promover a aprendizagem sem ser punitiva e nem beneficiar apenas alguns.

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  12. A avaliação não pode mais ser usada como instrumento de poder, de classificação e seleção. Avaliar é comprometer-se com o desenvolvimento das capacidades de cada um, visando a participação social e cidadã. Aplicada desta forma a avaliação exclui e não ajuda a cada um na superação de suas dificuldades e no avanço em seus estudos.
    Justo seria acompanhar o crescimento de cada aluno durante o processo verificando suas necessidades. O professor então traçará novas estratégias, planejará novas intervenções que permitam o avanço no aprendizado.

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  13. A avaliação é apenas um instrumento para analisar o que cada um compreendeu durante o processo de aprendizagem, para que possamos rever nossos métodos e nos auto-avaliarmos em nosso trabalho, pois muitas vezes o que nos parece óbvio, para nossos alunos é demasiado complexo. Devemos respeitar as particularidades de cada um, pois cada um tem seu tempo para assimilar e compreender as informações. A avaliação não pode ser o ponto final, mas sim um processo no decorrer da aprendizagem.

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  14. A avaliação mostrada na charge acima é injusta, pois não podemos avaliar da mesma forma, seres com habilidades diferentes realizando a mesma função. Em nosso cotidiano escolar não é diferente é sabido que temos as mais variadas realidades que chegam até nós e o primeiro passo é conhecer nosso aluno, a partir daí saberemos o que se aplicada a cada realidade. Temos as múltiplas inteligências, o aluno ouvinte, o visual, bem como aquele que não se encaixa em nenhum perfil e teremos que encontrar a melhor forma de avaliá-lo. O aluno deve ser avaliado em sua totalidade e em todas as aulas.

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  15. totalmente injusta, pois o aluno é um todo, é progresso contínuo, deve-se considerar um todo e não somente como uma única avaliação, devemos proporcionar avaliação contínua e considerar cada aluno como ser único com necessidades de aprendizagem e avaliação de modo a contemplar todos sem nivelar de uma forma somente.

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  16. Injusta, pois cada aluno(a) tem suas dificuldades e habilidades, onde antes de avaliarmos precisamos ter uma noção da realidade de cada aluno, e também muita sensibilidade, pois lidar com seres humanos é muito complicado.

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  17. A avaliação não é justa quando é vista simplesmente com a atribuição de notas de alunos. A função da avaliação é alimentar, sustentar e orientar a ação dos professores e não apenas constatar um certo ´nível do aluno. A avaliação inclui o acompanhamento crítico de todo o processo educativo. Dessa forma, pode-se compreender melhor o processo de ensido aprendizagem e propor ajustes para aperfeicoá-lo continuamente. Criar oportunidades para os alunos refletirem sobre seu próprio processo de aprendizagem.

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