NOSSO DESAFIO...

NOSSO DESAFIO: FORTALECER COLETIVAMENTE AS PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS PEDAGÓGICAS DA ESCOLA!

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Gestão da sala de aula


         Gestão da Sala de aula

Como você se sente na hora em que abre a porta da sala e entra para dar sua aula? Confiante ou apreensivo? O planejamento é um pré-requisito para o seu trabalho - não há dúvida. Mas, na hora de colocá-lo em prática, o que fazer se um aluno não entende o que você pediu? E se faltou tempo para terminar a tarefa? Pior: se os alunos começam a brigar? Nem os educadores experientes estão livres de momentos como esses. Ter uma boa gestão da sala de aula ajuda a contornar problemas desse tipo. O professor tem de dar conta do previsto, lidar com o inesperado e administrar a rotina para que todos aprendam. Cite algumas dicas que consideras importante para contribuir para uma boa gestão da sala de aula.
Imagem: www.googleimagem.com



17 comentários:

  1. * Planejamentos e objetivo para cada aula;
    * Posição de professor/amigo do aluno (separando intimidades) e não tentar se igualar ao aluno (perde-se o respeito);
    * Não tentar demostrar que é o dono da verdade, admitir quando precisar aceitar uma ideia e necessitar se informar mais do assunto;
    * Ouvir somente o suficiente - para a aula não virar uma sala de psicologia e desabafos sobre outros colegas (saber o que é relevante para aula);
    * Acho que é o mais importante: ter domínio do teu conteúdo, creio que o maior respeito você ganha do aluno quando eles sabem que o professor sabe e sabe bem e que aquela aula, prova, atividade não vem só da internet (porque eles pesquisam e sabem).

    ResponderExcluir
  2. * Elaborar, em conjunto com os alunos, pontos básicos a serem seguidos por todos;
    * Respeitar os alunos da mesma forma como queremos ser respeitados;
    * Dar exemplos, palavras nem sempre obtém resultados eficientes como exemplos;
    * Planejar a aula, assuntos e matérias a serem desenvolvidos - será uma demonstração de respeito e compromisso com o aluno;
    *Ter uma postura amigável e flexível, sabendo "abrir parênteses" em seus planejamentos sempre que se fizer necessário, sem que isso implique em futuras "brigas" com turmas e/ou alunos;
    * Ouvir o que os alunos têm a dizer sobre seu próprio fazer pedagógico(do professor), aceitando sua visão, expondo pontos de vista e procurando encontrar um caminho que possa ser satisfatório a todos;
    * Não permitir que problemas pessoais, apenas seus ou com algum aluno em específico, fora da sala de aula, interfira em sua prática ou forma de tratar os alunos; na sala de aula, todos são iguais e merecem tratamentos, atenção e respeito iguais;
    *Ter humildade para buscar ajuda quando todas as tentativas possíveis não tiverem surtido efeito e já não se souber o que fazer.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que o primeiro passo é ter regras sempre bem claras com alunos de preferência discutidas e construidas com eles, respeitar os alunos e ter a humildade de que você não é o dono do saber e que muitas vezes eles podem contribuir com sua aula, respeitar as individualidades e as dificuldades de cada aluno e incentivá-lo sempre a buscar mais e não taxá-lo e criar conflitos, penso que desta forma já conseguiríamos ter uma boa gestão de sala de aula.

    ResponderExcluir
  4. * O professor precisa em primeiro lugar, preparar uma boa aula, atraente e ter segurança sobre o tema abordado;
    * Dar espaço para que o aluno exponha seu comentário ou sua dúvida; *Mostrar os limites que cada um tem;
    * Dar e exigir respeito mútuo;
    * Fazer um contrato didático;
    * Ter tranquilidade em situações difíceis;
    * Não perder sua conduta como professor.

    ResponderExcluir
  5. - Ter aulas planejadas;
    - Dominar o conteúdo;
    - Postura equilibrada diante da turma;
    - Exigir respeito entre o professor e os colegas;
    - Aceitar ideias convincentes da turma;
    - Ter flexibilidade;
    - Ser humilde para pedir ajuda, quando necessário;
    - Exigir pontualidade (se necessário criar regras).

    ResponderExcluir
  6. -Ter domínio absoluto dos conteúdos que trabalha.
    -Ser democrático e responsável.
    -Passar segurança e confiança para os alunos.
    -Ser comprometido com a educação.
    -Não ser arrogante e nem prepotente por ter mais conhecimentos.
    -Respeitar as diferenças.
    -Ser crítico com responsabilidade.
    -Propiciar o debate.
    -Estar sempre atualizado.
    -Exercer autoridade sem autoritarismo.
    -Não ser volúvel com suas ideias.
    -Ter um planejamento flexível de suas aulas.

    ResponderExcluir
  7. Para desenvolver um bom trabalho em sala de aula é necessário fazer o planejamento. O mesmo deve ser voltado para a realidade do aluno e flexível, porque muitas vezes ao entrar em sala de aula acontece dos alunos estarem debatendo outro tema, então cabe a nós utilizarmos este momento relacionar com o nosso conteúdo quando possível é assim acabamos não seguindo o nosso planejamento. Quanto aos conflitos criados gerados pelos alunos converso tento acalmar a situação para dar inicia as atividades, mas em algumas situações é difícil e é necessário chamar o apoio pedagógico para contornar a situação, sendo assim percebo que o professor deve ter o planejamento flexível sempre o mais próximo possível da realidade do aluno, para atender as necessidades dos mesmos.

    ResponderExcluir
  8. -Ter domínio absoluto dos conteúdos que trabalha.
    -Ser democrático e responsável.
    -Passar segurança e confiança para os alunos.
    -Ser comprometido com a educação.
    -Não ser arrogante e nem prepotente por ter mais conhecimentos.
    -Respeitar as diferenças.
    -Ser crítico com responsabilidade.
    -Propiciar o debate.
    -Estar sempre atualizado.
    -Exercer autoridade sem autoritarismo.
    -Não ser volúvel com suas ideias.
    -Ter um planejamento flexível de suas aulas.
    -Ser compreensiva com os alunos.
    -Gostar do faz.
    -Ser um mediador de ideias.
    -Ter um bom relacionamento com setor pedagógico, para buscar apoio sempre que for necessário.
    -Ter um bom relacionamento com outros colegas , para trocar ideias sobre trabalhos interdisciplinares.
    Estar atento as mudanças de comportamento entre os alunos e na turms e buscar explicações para compreender o que se passa.

    ResponderExcluir
  9. -Tratar o aluno com respeito.
    -Dialogar sempre.
    -Não 'BATER BOCA' com o aluno.
    -Jamais ser grosseira(o)
    -Planejar sempre.
    -Fazer contratos didáticos.
    -Ser democrático.
    -Não gritar.
    -Cumprir sempre o que prometer.
    -Ter muita paciência e jogo de cintura.
    -Respeitar as diferenças.
    -Ter sempre um plano B.
    -Dar ordens claras e objetivas.
    -Ter cautela no que fala.
    -Ser responsável, pontual e organizado.

    ResponderExcluir
  10. -Planejar sempre;
    -Estabelecer em consenso com a turma, os limites desejáveis de conduta e cobrá-los de maneira imediata e coerente;
    -Mostrar disposição para manter a calma e a serenidade, mesmo em situações mais difíceis;
    -Nunca comparar alunos ou turmas;
    -Conhecer diferentes estratégias de ensino;
    -Ter projetos avaliativos claros;
    -Mostrar atenção aos problemas do aluno, manter sempre o diálogo;
    -Pesquisar novas formas de conquistar a atenção dos alunos;
    -Respeitar as diferenças;
    - Ter assiduidade e pontualidade;
    - Distribuir a atenção a todos, com uniformidade e justiça;
    -Analisar com calma as razões que podem levar o aluno ao desinteresse ou indisciplina e discutir particularmente com o mesmo essa postura;
    -Fazer do diálogo uma eficiente ferramenta de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  11. Primeiramente o planejamento, que demonstrará o comprometimento e a responsabilidade do professor com os alunos; Diálogo e respeito com o aluno, mostrará que não somos donos da verdade, e que somos humildes e estamos sujeitos a erros; clareza nos métodos de avaliação e firmeza para fazê-los cumprir; ser flexível sempre que necessário, mostrando uma postura democrática e madura; respeitar as diferenças e analisar as diversas situações com serenidade e transparência.

    ResponderExcluir
  12. Quando chego para dar minha aula, me sinto em casa, gosto de aulas conversadas, debatidas. Planejamento é primordial, mas na minha área sempre tem as atualidades, muitas vezes tenho que mudar tudo que foi planejado em questão de horas, pois tem algo importante acontecendo e se faz necessário inserir no contexto. Se o aluno não entender o que se pediu, ou não foi bem claro ou está muito complicado, não entendendo o enunciado já é visto que encontrará dificuldades para efetuar a tarefa proposta, então é hora de parar conversar e ver onde está o erro. Faltando tempo para terminar, duas alternativas ou conclui na próxima aula ou em casa. Se começar um briga em sala, o que acho pouco provável, conversar firmemente com os envolvidos e resolver a situação na sala. Agir sempre com firmeza, respeitar para ser respeitado, ter uma relação próxima com os alunos, a confiança e o bom humor são primordiais para o sucesso de uma boa aula.

    ResponderExcluir
  13. Sinceramente apreensivo por que me pergunto como que a turma estará hoje digo as atitudes de cada aluno(a), agitados,calmos ou enfim.Porque por mais que tu tenha entendimento do conteúdo como que o aluno estará.
    Preparar uma boa aula referente ao conteúdo que será trabalhado;
    Buscar o dialogo com o aluno;
    Ter o conhecimento de formas diferentes de explicar tal objetivo;
    Enfim tantos outras poderiam ser citadas.

    ResponderExcluir
  14. Ao abrir a porta da sala de aula me sinto confiante de que tudo vai dar certo, pois acredito que um bom planejamento é fundamental, bem como ter domínio dos conteúdos sem ser autoritário ou demonstrar superioridade. Também considero importante fazer algumas combinações sobre a forma de trabalharmos, em conjunto através do diálogo. Procurar conhecer a realidade de cada aluno para que o trabalho possa ser feito de acordo com as possibilidades e o ritmo de aprendizagem de cada um. Muitas vezes somos surpreendidos por situações inesperadas, nestes casos é importante manter a calma e a tranqüilidade para resolver o problema da forma mais democrática possível. Também considero fundamental, a pontualidade e o comprometimento com a educação, pois é importante termos o cuidado de não deixar que problemas pessoais e a falta de ética interfiram no bom andamento do nosso trabalho, pois se perdermos o respeito de nossos alunos, o processo de aprendizagem estará comprometido. Estar em constante atualização, tentar inovar e aprimorar as diversas técnicas de ensino. Nunca gritar, sempre tentar dialogar.

    ResponderExcluir
  15. Em primeiro lugar o respeito às diferenças, e a realidades diferentes de nossos alunos, dialogar, aceitar o novo, usufruir da tecnologia a nosso favor, construir uma relação de parceria com nosso aluno, transmitir confiança e depositar confiança na capacidade intelectual de cada um, sempre primar pela ética em todos os sentidos de nossas vidas, rever sempre nossas ações e promover a igualdade de aprendizagem a todos nossos alunos.

    ResponderExcluir

  16. Para desempenharmos um bom trabalho em sala de aula é necessário haver o planejamento, embora muitas vezes não o executamos , pois nossos alunos trazem assuntos muitas vezes não referentes ao conteúdos estudados e compete a nós entrosarmos tal assunto e tornar as aulas mais interessantes.

    ResponderExcluir
  17. Acredito que mais importante do que planejamento seja o OBJETIVO, com objetivos bem definidos e principalmente comum entre todos os resultados seriam bem melhores. Sinto que nós professores não temos objetivos definidos no que diz respeito as nossas aulas. Fazemos o que tem que ser feito e é isso.

    ResponderExcluir