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NOSSO DESAFIO: FORTALECER COLETIVAMENTE AS PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS PEDAGÓGICAS DA ESCOLA!

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Avaliação Emancipatória

“Educação é fazer ato de sujeito, é problematizar o mundo em que vivemos para superar as contradições, comprometendo-se com esse mundo para recriá-lo constantemente” (Gadotti, 1984). Um professor que não avalia constantemente a ação , no sentido indagativo, investigativo do termo, instala sua docência em verdades absolutas, pré-moldadas e terminais.”
Jussara HOFFMANN. Avaliação: Mito e desafio – uma perspectiva construtivista. 41ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2011, p. 15.
                                               Imagem: https://profomar.wordpress.com/category/seduc-rs/
O que é avaliação emancipatória? De que forma poderíamos melhorar a avaliação na nossa escola?

20 comentários:

  1. Avaliação Emancipatória é um processo analisado ao longo do período, não finalizado com uma prova no final de cada conteúdo. E sim analisar toda trajetória do aluno no decorrer do período letivo. A avaliação deveria ser aplicada assim pelos professores, pois temos casos de alunos que são ótimos alunos e que em prova não possuem o mesmo desempenho, outros são visuais e não são bons em escrita e sim na forma do diálogo...e assim por diante. Cabe ao professor se conscientizar, rever e reconhecer sua turma para avaliar as suas competências e habilidades de acordo com a realidade do grupo.

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  2. A Avaliação Emancipatória acontece de forma contínua, participativa, e tem um caráter investigativo, diagnóstico. Tem por objetivo conhecer os saberes dos alunos, avaliar de onde começar o trabalho (do professor), identificar os melhores caminhos para promover a aprendizagem, verificar a eficácia ou não da construção de conhecimentos (se os alunos estão "aprendendo" conforme as metas estabelecidas), promover mudanças, se necessário, na prática educativa do professor, conhecer as particularidades de cada educando, intervir, agir e redefinir metas e/ou objetivos a fim de acompanhar as necessidades/desenvolvimento de cada turma, valorizando cada passo e cada avanço dos indivíduos participantes do processo de construção da aprendizagem. A avaliação emancipatória valoriza o educando e sua construção pessoal de conhecimentos, independente "dos outros" estudantes da turma, tornando-o mais consciente de suas possibilidades, de seus limites e finalidades. Acredito que a avaliação em nossa escola poderia apresentar melhorias se conseguíssemos, efetivamente, apropriarmo-nos dos conceitos e processos da avaliação emancipatória e, então, pudéssemos colocá-la, com qualidade e responsabilidade, em prática.

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  3. A Avaliação emancipatória é o processo mais justo de avaliação, pois observamos o desenvolvimento e a evolução de cada aluno em sala de aula. Basta algumas semanas para analisar e conhecer nossos educandos em suas particularidades: ritmos, facilidades e dificuldades. Quando aplicamos uma avaliação, sem surpresa nenhuma, já sabemos o resultado de cada um deles.

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  4. Entendo que avaliação emancipatória é a maneira de avaliar onde a avaliação não deve servir apenas como o processo final de uma disciplina para verificar somente o que o aluno aprendeu por meio da aplicação de uma prova, onde o aluno é “medido”, mas sim um processo onde o aluno é avaliado constantemente num todo e com a utilização de vários mecanismos não apenas em uma prova. Penso que a forma de expressar o resultado em forma de “nota” já está ultrapassado e acredito que este é o primeiro passo para que os professores possam mudar o entendimento da avaliação. No nosso caso as convenções usadas no E.M.P. já mostraram que houve redução da evasão em função dos alunos não se considerarem mais reprovados no meio do ano.

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  5. A avaliação emancipatório apresenta os seguintes passos .

    •Processo sistemático, contínuo e integrado destinado a:
    •Determinar se objetivos foram alcançados;
    •Identificar aspectos do objeto da avaliação e do contexto a serem aprimorados
    •Planejar e desenvolver correção de rumos
    •Acompanhar o processo de ensino-aprendizagem;
    •Verificar saberes, competências e habilidades dos alunos;
    •A sequência formativa tem três etapas:
    1)coleta de informações, referente aos progressos realizados e às dificuldades de aprendizagem encontradas pelo aluno;
    2)interpretação dessas informações, com vistas a operar um diagnóstico das eventuais dificuldades;
    3) adaptação das atividades de ensino/aprendizagem –

    Acredito que se os professores conseguirem diagnosticarem e aplicarem de forma correta a avaliação emancipatória poderíamos obter melhores resultados, mas para isso ocorrer todos deveriam dominar passo a passo o processo desta avaliação.Na verdade existem muitas formas de avaliarmos nossos alunos, sem classifica-los como um produto, mas seria necessário aprimorarmos nossas técnicas pedagógica e teoria para transforma-la em uma prática com bons resultados.

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  6. Educação emancipatória é aquela em que os conhecimentos sejam apropriados, construídos de forma dinâmica, coletiva, interdisciplinar, democrática e participativa, a fim de que todos construam sua aprendizagem, sabendo compreender, refletir, criticar e agir. Podemos diversificar as formas de avaliar o aluno.

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  7. Avaliação Emancipatória acontece ao longo de todo um processo, primeiramente com um diagnóstico onde é possível analisar e obter informações sobre as potencialidades e dificuldades dos alunos e a partir daí planejar métodos e estratégias para a construção do conhecimento. Acredito que podemos sim melhorar nossos métodos de avaliação, estabelecendo critérios, os quais os alunos estejam cientes e saibam das suas responsabilidades ao longo do processo de aprendizagem e o professor tenha firmeza no cumprimento de tais regras e também do seu compromisso como educador.

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  8. A Avaliação Emancipatória é um processo contínuo, onde o aluno é avaliado ao longo do ano letivo. E cabe ao professor avaliar o aluno ao decorrer do mesmo de diferentes formas porque alguns alunos tem facilidade em algumas áreas do conhecimento e em outras não, e nós educadores devemos saber avaliar este aluno para não prejudicá-lo em sua vida escolar.

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  9. Sim a avaliação emancipatória é contínua, ela finaliza um processo pelo qual nós professores ao longo da caminhada com nosso aluno, vamos conhecendo-o, questionando e induzindo-o a aprender, investigar e questionar o mundo que o rodeia, possibilitando uma aprendizagem e avaliação coerente e qualitativa ao invés de quantitativa.

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  10. Avaliação emancipatória é aquela que é constante e integral, pois se leva em consideração todos os aspectos do contexto e da realidade deste aluno, ou seja o professor é um mediador que instiga este aluno a ser crítico e ter suas opiniões independente qual seja sua influência, a que este está submetido, este tipo de avaliação conduz a autonomia e a liberdade de expressão do próprio aluno . Nossa escola esta no caminho correto , pois com o pacto e politécnico podemos ter um bom debate e uma bela experiência e com isso um avanço em relação a avaliação.

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  11. A avaliação emancipatória é aquela que ensina a pensar, que liberta, que permite pensar individualmente com objetivos que favoreçam a coletividade.
    É difícil dizer como poderíamos melhorar a avaliação, aliás, dizer é fácil, difícil é praticar uma avaliação realmente emancipatória; pois existe um sistema maior e práticas enraizadas ao longo do tempo que não estamos conseguindo arrancar; deveríamos sim, aprender a despertar a vontade de aprender de nossos alunos, assim não seria tão importante saber se aprenderam mais ou menos

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  12. Avaliação emancipatória é uma prática democrática, eixo da proposta curricular do E. M. Politécnico, pois sinaliza os avanços do aluno em suas aprendizagens e aponta, no seu processo, os meios para superar as dificuldades. Permite rever e refletir sobre as práticas escolares.
    Poderemos incorporar novas práticas avaliativas em nossa escola , para uma mudança de paradigma. A avaliação deve servir para apontar o que ainda falta para que o aluno construa o seu conhecimento de maneira satisfatória. Avalia-se durante o processo para verificar o crescimento e não no final , como um fim em si mesmo, para atribuir um conceito.
    É preciso terminar com uma avaliação com a função de controle, seleção e exercício de poder.Lembrar sempre: todos os alunos são capazes de aprender

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  13. A Avaliação Emancipatória é a que contempla o melhor caminho, é nela que teremos maiores chances de obter sucesso com nossos alunos, juntos ensinando, aprendendo e mediando conhecimento, bem como avaliando-os em sua totalidade no decorrer do processo, diariamente e não no final da etapa, além de ficar acumulativo o aluno muita vezes nem lembra mais o que deixou pendente, afinal onde não obteve êxito, não houve aprendizado, conseqüentemente nem registrou em sua memória. Não é fácil avaliar um aluno em sua totalidade, competências, habilidades, bagagem que o acompanha sem dúvida é bem mais fácil aplicar a velha e tradicional prova, “ mas cada um com sua metodologia”.Não é assim,temos que sentar discutir,debater e ver qual a melhor metodologia contempla o nosso público.

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  14. A Avaliação Emancipatória pelo que entendo é o educador avaliar o educando no dia a dia, onde toda a atividade realizada em aula deve fazer parte da avaliação do aluno, pois há aluno e aluno onde muitas vezes ao realizar uma avaliação tradicional não desenvolve por n motivos as atividades um caso seria que no momento de realizar a avaliação acaba dando um branco enfim é a melhor maneira de avaliar o aluno(a).

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  15. É a avaliação do dia a dia, é avaliar nosso aluno no todo, sua opinião, sua participação, seu crescimento e não somente na avaliação formal, é inseri-lo num contexto maior , no qual ele sinta-se interagindo no processo avaliatório.

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  16. A avaliação emancipatória é extremamente importante, pois não traz apenas uma prova como “medida” dos conhecimentos, mas se trata de um processo ao longo da aprendizagem. Não é algo muito fácil, mas é a forma mais justa, pois a aprendizagem acontece gradativamente ao longo do processo. O aluno tem que ser capaz de criar através de análises e participação, onde muitas vezes somos surpreendidos pela sua capacidade de entender por outros caminhos.

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  17. Ao analisar a charge me vejo nesta realidade, infelizmente a maioria avalia todos na mesma forma. Mas com certeza não é a forma mais correta. Todos temos capacidades diferentes com isso deveríamos ser avaliados de formas diferentes. Só que pra isso precisamos de mais estrutura de trabalho e um pouco mais de intersere.

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  18. A Avaliação Emancipatória é aquela que deveríamos realizar no dia a dia na sala de aula mas com tanta correria e dependendo do número de alunos por turma não conseguimos executá-la. Entretanto, estamos sempre em busca de estratégias para que possamos desenvolver metodologias que contemplem nosso público.

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  19. para uma avaliação abrangente, espera-se que o professor saiba avaliar não somente os resultados de seu trabalho, mas também o processo e seus métodos de ação. para podermos melhorar a avaliação devemos ter uma variedade de instrumentos e formas de avaliação que levem em consideração os pontos de vista dos diferentes participantes e incluam informações asim como sobre o processo de aprendizagem. Conduzir de modo a propiciar o aperfeiçoamento da prática educacional, tendo em vista o contexto em que ela está inserida.

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  20. A avaliação emancipatória não tem um conceito pronto ainda. Por que? Por que ninguém ainda conseguiu inventar uma máquina que avalie o valor exato de uma ideia, o valor exato de um pensamento, o valor e quantidade exata de conhecimento apreendidos e ensinados, o valor exato de um comportamento dentro ou fora de sala de aula, o valor de uma vida, o valor de um sentimentos... Talvez nunca saberemos precisar com valor isso tudo e nem devemos ter a ambição de medir, avaliar com exatidão o que já é por si INESTIMÁVEL !

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