NOSSO DESAFIO...

NOSSO DESAFIO: FORTALECER COLETIVAMENTE AS PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS PEDAGÓGICAS DA ESCOLA!

quarta-feira, 23 de julho de 2014

PREZI - Gestão da sala de aula

Assista a apresentação abaixo e faça um comentário sobre o tema abordado: Gestão da sala de aula.

18 comentários:

  1. Vivemos nos questionando sobre como poderíamos melhorar quanto professores? Não!!!! Queremos mudar o aluno, seus conceitos, sua realidade, suas expectativas, o modo em que ele vive e convive, mas nós professores estamos certos. Não há nada de errado conosco. Será? Hipócrita quem acredita nisso! Viemos sim de uma geração diferente da atual, mas deveríamos ser maleáveis quanto o nosso meio, flexíveis às transformações. Humildes ao ponto de tentar parar de agir como "donos da situação" e nos submetermos a uma auto análise e tentarmos uma mudança interna para reconquistarmos nosso espaço como profissionais valorizados que somos.

    ResponderExcluir
  2. A Gestão da Sala de Aula, papel fundamental e exclusivo do professor, é essencial para um trabalho tranquilo e - espera-se - eficiente. Através de acordos realizados entre o professor e a turma, é possível estabelecer, em conjunto, e não ditatorialmente, as regras que permearão todo o trabalho, inclusive relacionando as consequências do não cumprimento dos acordos, deixando bem claro que não serão castigos ou punições, e sim consequências das escolhas que cada um fizer e,portanto, responsabilidade sua. Além disso, acredito que o professor deve ter cuidado ao ministrar suas aulas para encontrar-se em um meio termo, nem permissivo demais e nem autoritário demais, sendo, sim, amigo dos alunos, respeitando suas individualidades e momentos, mas também estabelecendo limites saudáveis, abrindo mão, vez ou outra, de seu planejamento, para abrigar uma necessidade da turma ou seus anseios, sem deixar de cobrar dos educandos, no entanto, a realização das tarefas propostas em outra oportunidade. Acredito que a gestão da sala de aula é um processo complexo, uma vez que se modifica em cada turma, turno, ano letivo, e envolve sujeitos diferentes, cada qual com pensamentos e ideias divergentes talvez, e saber estabelecer limites ao mesmo tempo em que dá importância as individualidades, desenvolve seus objetivos, orienta os educandos em suas dúvidas - sejam quais forem - e avalia sua prática pedagógica, bem como a aprendizagem de seus alunos, promovendo mudanças, se necessário, não é, sem dúvida, tarefa fácil. É um desafio constante a todos os educadores.

    ResponderExcluir
  3. Um dos grandes desafios do professor em sala de aula atualmente é saber como lidar com os alunos que estão presente nas nossas salas de aula atualmente, que não estão “comprometidos e interessados”. Saber lidar com uma geração onde a tecnologia está cada dia mais presente e o acesso a informação cada vez maior, não é fácil ainda mais se o professor não perceber que precisa mudar para acompanhar esta evolução.
    Usar as mesmas metodologias e didáticas antigas só vai gerar indisciplina e consequentemente o aprendizado não vai acontecer. Saber lidar com estas questões, buscar novas formas de ensinar e também de avaliar, buscar o diálogo, ouvir o que os alunos tem a dizer e relacionar o que está sendo ensinado com a prática, pode tornar mais agradável o ambiente da sala de aula e evitar conflitos desnecessários na busca da aprendizagem.

    ResponderExcluir
  4. A gestão em sala de aula é de competência do professor, o qual deve ter um comportamento equilibrado diante da turma, precisa ser democrático sim, mas não permissivo demais, pois necessita conduzir a turma de maneira respeitosa e disciplinada, para desenvolver uma boa aula, conquistando a admiração e o respeito dos alunos. Sabemos que não é fácil, pois os adolescentes de hoje estão com um comportamento bastante diferenciados dos de tempos anteriores, exigindo assim, que façamos um bom planejamento, de acordo com a realidade de cada turma, observando suas diferenças.

    ResponderExcluir
  5. A Escola mudou muito, as salas de aulas estão compostas por sujeitos heterogêneos, a sociedade é multicultural e o mundo se torna cada vez mais individual com dependência . Bom neste contexto está o professor, fruto de uma metamorfose de ideias, perdido em um mar de teorias, tentando abraçar causas impossíveis, mas na educação onde a utopia é nosso lema , a desmitificações dos mitos é nossa prática, devemos encarar estás lutas diária de conhecer as realidades atrás daqueles rostos, faces, história, destinos...enfim conhecer o contexto de quem faz parte do nosso dia dia , o aluno, mas isto as vezes nos torna um pouco psicologo, detetive, jornalista, médico,assistente social, fonoaudiólogo, arqueólogo, enfim uma série de funções e papeis que desempenhamos, o qual, não somos formados para tal, talvez, o professor hoje, é tudo isto e mais um pouco, porque temos que estar ligados nas redes anti-sociais, para saber o que os alunos estão publicando, ou falando a respeito da escola, deles e do próprio professor. Somando tudo isto, sobra o sujeito e ator social, que deve gerir todos os obstáculos, impostos, por está nova ordem mundial da educação, e nem sempre conseguimos incorporar todos estes papeis, porque somos seres humanos e portanto orgânico e não mecânico, mas o fundamental no papel do professor, é saber porque ele está ali, ou seja, ser professor é uma escolha própria dele , assim estes obstáculos tornam-se menores, pois ele está fazendo o que escolheu, ele está fazendo o que gosta, e se ele faz o que gosta, terá prazer em gerir seu trabalho de sala de aula, de forma democrática e responsável.

    ResponderExcluir
  6. Na sala de aula, o professor precisa ser aquele gestor que saiba conduzir a turma à disciplina, interesse , responsabilidade e o comprometimento com sua aprendizagem . Precisa dialogar muito e dar espaço para os alunos exporem seus pensamentos, ter um bom relacionamento com a turma e, se possível, informar-se do cotidiano familiar de cada um .

    ResponderExcluir
  7. Hoje o professor enfrenta muitos desafios em sala de aula um deles é se deparar com alunos desmotivados e desinteressados, onde os mesmos tem a atenção voltada para outros interesses que não fazem parte do ambiente escolar. Sendo assim o professor deve se atualizar constantemente, dialogar com a turma e utilizar recursos multimídias para tornar a aprendizagem mais prazerosa e deixar o ambiente escolar mais tranquilo para trabalhar.

    ResponderExcluir
  8. A gestão em sala de aula é uma questão complexa, pois está muito complicado competir com tantas "distrações", que nossos alunos consideram mais interessantes do que o professor, mas é possível através de acordos, conversas e muitas atitudes democráticas, firmar uma parceria com nossos alunos, desta forma podemos ser vistos não como inimigos, mas mediadores do processo educacional, enfatizando o respeito a diversidade e identidade de cada um.

    ResponderExcluir
  9. Gestão em sala de aula é algo especial, pois as salas de aulas são verdadeiros laboratórios da sociedade, o professor tem a autonomia de conduzir a aprendizagem destes novos sujeitos, mas por outro lado também deve estar comprometido, com a democracia e a cidadania , afinal o professor é um espelho para este jovem , se não refletir coisas boas poderá comprometer o futuro da própria sociedade, sendo assim a gestão de sala de aula deve ser bem planejada e com objetivos bem claros, do que vai se trabalhar.

    ResponderExcluir
  10. a gestão em sala de aula não é fácil, nossos alunos mudaram, e nós muito pouco mudamos;temos que inovar, encantar e despertá-los para a aprendizagem, para a transformação de toda essa bagagem de informações em conhecimento aplicável;estamos disputando a atenção deles com tantas outras mídias, quem sabe vamos compartilhar, curtir e comentar?

    ResponderExcluir
  11. A gestão em sala de aula é fundamental para que haja a construção do conhecimento, e é de competência do professor organizar métodos e um planejamento adequado que contemple as necessidades dos alunos, porém,hoje com tantas diferenças não é nada fácil realizar um trabalho eficiente sem que se estabeleça democraticamente regras e responsabilidades que venham a construir o conhecimento de uma forma mais criativa e eficaz e que realmente, torne o aluno um sujeito capaz de fazer parte desse espaço de saberes e questionadores de suas dúvidas.

    ResponderExcluir
  12. Mudanças importantes no perfil dos alunos aconteceram. Isso nos faz pensar: O CURRÍCULO MUDOU? ACOMPANHOU A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA? Quais as novas formas que usamos para conquistar a atenção dos alunos? Como melhoramos a relação do aluno com o conhecimento? Como tornamos a aula mais atraente, como desafiamos a inteligência e alimentamos a imaginação de nossos alunos?
    Não é fácil tornar a sala de aula e a escola um lugar acolhedor e propício à construção do conhecimento, mas não impossível. O diálogo, o respeito, a preocupação com o aluno e o preparo do professor são imprescindíveis.
    O comprometimento, a parceria com a comunidade escolar, aliados a novas abordagens no processo ensino-aprendizagem mudarão a gestão da sala de aula que temos hoje. É preciso, mais do que acreditar na mudança, iniciar hoje o nosso processo de modificação

    ResponderExcluir
  13. Em nosso cotidiano escolar encontramos desafios diários, com a evolução e modernização, ninguém quer ficar de fora, competimos com as mídias com tudo que chega em tempo real, somos mediadores, quando não estamos atrás do que está acontecendo no momento, pois com nossa carga de trabalho fica difícil acompanhar tudo que chega na mídia, o que temos q fazer é usar isso a nosso favor e encarregá-los de nos trazer as novidades.Outro ponto é a desmotivação, seja por cansaço, seja por dificuldade,falta incentivo de casa ou sobra atrativos na rua, essa eu considero a parte mais complicada do processo, manter nosso aluno motivado.Tem o tratamento com o aluno, autoritarismo não funciona, tudo liberado também não dá certo, tem que haver equilíbrio, conversar com a turma, fazer acordo, olho no olho, sem barreiras, tudo baseado no respeito, uma troca, nunca erguer barreiras entre ambos.Sem esquecer que as coisas mudam muito de turma para turma. Nosso aluno quer ser ouvido, respeitado, vem para escola com a mochila cheia de sonhos, expectativas, problemas e carências e aqui somos bem mais que professores.

    ResponderExcluir
  14. Quanto a Gestão em sala de aula é de responsabilidade do professor em desenvolver sua aula com as turmas em que trabalha através do dialogo com os alunos para fechar
    'acordos" como será desenvolvida as atividades de forma geral com as turmas em que leciona.

    ResponderExcluir
  15. Os desafios dos professores em sala de aula estão cada vez mais complexos, pois temos uma geração cercada de modernidades, por isso temos que fazer com o aluno tenha vontade de aprender com os métodos e recursos que temos disponíveis. Tornar os conteúdos significativos e atrativos é uma tarefa constante. Engana-se, quem acha que o professor é o “dono” da sua aula, pois muitas vezes temos que repensar nossos métodos e maneiras de trabalhar para que tenhamos sucesso em nossos objetivos.

    ResponderExcluir
  16. A gestão em sala de aula não é tarefa fácil e nem para qualquer um, temos que estar constantemente buscando desenvolver estratégias novas, estarmos estudando , dominando tecnologias e relacionar estes termos aos conteúdos estudados para que nossos alunos aprendam a apreender.

    ResponderExcluir
  17. Nós somos gestores em todos os sentidos precisamos gerenciar casa, família, trabalho...Mas muitas vezes não estamos preparados pra isso e agimos mecanicamente deixando pontos importantes e que faria toda a diferença de lado, e isso reflete diretamente no desempenho do nosso aluno.

    ResponderExcluir
  18. Para se ter uma boa gestão de sala de aula precisamos ter um planejamento. Realizar uma avaliação diagnóstica da turma a ser trabalhada para melhor caracterizar o contexto educacional e o perfil dos alunos, através de um levantamento de necessidades, expectativas, possibilidades e limitações. essas informações ajudarão a aprimorar a gestão da sala de aula e melhor adaptá-lo a realidade.

    ResponderExcluir